Captura e venda do caranguejo-uçá estão proibidas no ES a partir de domingo

O segundo período da andada do caranguejo-uçá começa no domingo (22) e segue até a próxima sexta-feira (27)


No próximo domingo (22), começa o segundo ciclo da andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), que é o período reprodutivo em que os crustáceos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

"A andada visa à preservação da espécie, protegendo no período de reprodução e de recomposição da fauna. Respeitando o período de proibição, garantimos o aumento do número de caranguejos-uçá e a continuidade das atividades da cata e da comercialização, que são tradicionais em Vitória e que representam renda para muitas famílias", diz o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.

Em 2023, a andada acontece de 22 a 27 de janeiro (segundo período); 21 de fevereiro a 26 de fevereiro (terceiro período); 8 a 13 de março (quarto período); e 22 a 27 de março (quinto e último período).

Nesses períodos, de acordo com a Portaria Estadual Seama nº 021-R/2022, ficam proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização dos indivíduos da espécie, proveniente de qualquer origem, bem como as partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado).

Fonte: Folha Vitória

Postagem Anterior Próxima Postagem