Chuva deixa centenas de pessoas fora de casa no ES; Defesa Civil alerta para previsão de mais chuva


Aumenta número de desalojados e desabrigados no ES. De acordo com o último boletim da Defesa Civil Estadual, 1.856 pessoas estão desabrigadas e 19 desalojadas.

Ruas invadidas pela água em Bom Jesus do Norte, Sul do ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A chuva que atinge o Espírito Santo nos últimos dias deixou 1.856 pessoas desabrigadas e 19 desalojadas, de acordo com dados do boletim divulgado às 11h pela Defesa Civil Estadual. No primeiro boletim, divulgado no início da manhã, eram 27 desalojados e 8 desabrigados.

O município com mais pessoas pessoas afetas até o momento é Bom Jesus do Norte, na Região Sul, com 1.832 desalojados e 19 desabrigados. A creche Tia Fatinha foi disponibilizada como abrigo. Linhares, no Norte, está com 24 desalojados.

Bom Jesus do Norte, no Sul do ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Em Mimoso do Sul, a Defesa Civil municipal não divulgou o número de pessoas fora de casa, porém, a Escola Estadual Monteiro da Silva também está servindo de abrigo para as famílias.

Mais cedo, a Prefeitura da cidade informou que, pelo menos duas 2 mil famílias, tiveram algum tipo de prejuízo e foram prejudicadas pelos temporais dos últimos dias.

Em relação ao volume de chuva nas últimas 24 horas, Rio Novo do Sul foi a cidade onde mais choveu, com o acúmulo de 109,2 mm.

A chuva forte das últimas horas também causou alagamentos em cidades como São José do Calçado, Itaguaçu e Itarana.

Chuva em São José do Calçado, ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas (milímetros)

Vista aérea de Bom Jesus do Norte, no Sul do ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

  • Rio Novo do Sul - 109.2 mm
  • São José do Calçado - 98.2 mm
  • Bom Jesus do Norte - 94.2 mm
  • Mimoso do Sul - 88,5 mm
  • Apiacá - 87 mm

Ocorrências

Mimoso do Sul, ES, na manhã desta quarta-feira (25) — Foto: Giovani Pagotto/Governo ES

Em Mimoso do Sul, o Rio Muqui do Sul e os córregos Santa Marta Belmonte e Serra extrapolaram a capacidade de retenção e a cota de inundação nesta terça-feira (24). Em uma hora de chuvas intensas, vários bairros do município foram afetados e várias famílias precisaram deixar suas casas.

Em Itaguaçu, também nesta terça, várias casas foram invadidas pela água.

Na cidade de Itapemirim foram registradas quedas de árvores, poste de energia deslizamento de taludes, destelhamentos de casas, além de alagamentos em ruas e estradas.

Problema com sinal de telefonia móvel

A Vivo informou que clientes em Mimoso do Sul e São José do Calçado podem encontrar dificuldades ao utilizar os serviços de telefonia móvel, devido a intercorrências no sistema de transmissão, decorrente das fortes chuvas na região. Equipes atuam para regularizar o serviço no menor prazo possível.


Previsão de mais chuva

De acordo com a Defesa Civil, esta quarta-feira (25) será de muita variação de nuvens e chuva com prováveis trovoadas. A expectativa é de acumulado de chuva expressivo em vários trechos do estado.

Fonte: G1 ES


Postagem Anterior Próxima Postagem