Chuva forte causa alagamentos e deslizamentos em Itaguaçu e Itarana no ES


De acordo com a Defesa Civil de Itaguaçu, a cidade registrou o maior acúmulo de água do Espírito Santo em 24 horas, com 120mm.

Chuva causa transtornos em Itarana, no ES. — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A chuva que atingiu Itaguaçu, na região Noroeste do Espírito Santo, desde a madrugada desta terça-feira (24), causou alagamentos de casas e ruas, deslizamentos, entre outros transtornos para os moradores. De acordo com a defesa civil do município, a cidade registrou o maior acúmulo de água do estado nas últimas 24 horas, com 120 mm, e está em alerta.

Segundo coordenador da Defesa Civil de Itaguaçu Neemias Nunes, a cidade estava preparada para receber até até 70 mm de chuva, volume que foi praticamente dobrado.

"O alerta, que vale até amanhã [quarta-feira (25)] é para ficar atento ao alto de volume de chuva que caiu na cabeceira, em Itarana", disse Nunes.

Em entrevista à TV Gazeta, o prefeito de Itaguaçu, Uesley Corteletti, disse que estava tomando as medidas para evitar mais problemas.

"A previsão é de mais chuva para o nosso município e já existe muito pontos de risco. Pedimos a toda a sociedade que fique em alerta e, qualquer coisa, acione a Defesa Civil do município", falou.

Deslizamento de terra em Itaguaçu, ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Dentre as várias casas afetadas pelos alagamentos e deslizamentos, está a da servidora pública Ana Cláudia Fernandes. O barranco que ficava atrás da casa dela desabou por volta das 5h da manhã e invadiu o imóvel.

"O telhado veio a baixo, o barranco desceu com árvore, com tudo. Entrou porta, porta bateu aqui, nós puixamos o portão pra lá. As motos foram embora, as bicicletas, mas, graças a Deus, a vida da gente tá salva", disse a servidora.

A servidora disse ainda que não sabia como faria para recuperar os prejuízos.

"Muita tristeza. Como que eu vou fazer pra mexer? É difícil. Vou entregar para Deus", lamentou Ana Cláudia.

Morador de Itaguaçu, no ES, Wender Rosa fala sobre estragos da chuva no município. — Foto: Reprodução/TV Gazeta

De acordo com o operador Wender Rosa, que teve a casa onde mora alagada, essa é uma situação recorrente.

"Esse alagamento foi a partir das 6h30 porque eles [a prefeitura] tamaparam uma manilha e agora a água está espalhando. Toda vez que chove acontece isso", disse.

Corrégo subiu e alagou casas em Itaguaçu, ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O marceneiro Graciel Jonas, morador do bairro Florêncio Herzog, disse que a casa onde mora foi invadida pela água de um córrego em que o volume subiu rapidamente.

"A gente pega e limpa, não sabe se vai subir depois mais. É complicado", disse.

Chuva em Itarana

Chuva causa transtornos em Itarana, no ES. — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O volume de chuvas também causaram alagamentos em Itarana, município vizinho de Itaguaçu.

De acordo com a prefeitura, estava previsto chover 70mm, mas choveu mais de 100mm em alguns pontos da cidade, principalmente no interior.

Ainda de acordo com a gestão, a defesa civil do município está prestando assistência à população, e os alagamentos foram causados devido à quantidade de chuva que sobrecarregou a vazão dos bueiros da cidade e o sistema de drenagem, que está sendo construído.

Fonte: G1 ES


Postagem Anterior Próxima Postagem