Ciência comprova que a gratidão beneficia a saúde do corpo e a mente

A gratidão traz muitos benefícios para a saúde do corpo e da mente, segundo Harvard. - Foto: Pixabay

Notícia boa no Dia da Gratidão, comemorado neste 6 de janeiro! Cientistas da Harvard Medical School, em Boston, publicaram uma pesquisa comprovando que a gratidão é um poderoso remédio para a saúde do nosso corpo e da nossa mente!

Segundo os envolvidos na pesquisa, ao experimentar a gratidão, duas partes do cérebro são ativadas: pré-frontal medial ventral e o córtex na porção dorsal. Essas áreas estão envolvidas em percepções de recompensa, moralidade, interações sociais positivas e capacidade de entender o que o outro pensa.

Então, neste Dia da Gratidão, pesquisamos um pouco mais sobre o real benefício de ser grato e como essa sensação muda o corpo e a mente das pessoas.

A pesquisa

A pesquisa da Harvard foi realizada com um grupo de 300 adultos, que realizaram alguns exercícios comportamentais. Entre esses, ações de gratidão entraram para a lista.

Para cada exercício eram avaliadas as reações cerebrais e do corpo. Os cientistas analisaram como os órgãos – como estômago e coração – reagem ao ato de ser grato. Eles também avaliaram o cérebro para entender melhor como os nossos neurotransmissores se comportam em momentos como esses.

O resultado foi muito interessante. Agradecer fortalece o vínculo interpessoal, auxilia no bem-estar, aumenta a resiliência, reduz o estresse e ajuda a prevenir a depressão.

Mais saúde e bem-estar

Para a psicóloga Talita Franquini, a gratidão faz bem para a saúde por alguns motivos:

“Quando agradecemos, nos sentimos mais positivos e otimistas, o que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. Além disso, a gratidão nos ajuda a manter a perspectiva e nos lembra do que realmente importa na vida”, disse em entrevista ao Só Notícia Boa.

Talita ainda cita outro estudo que avaliou os efeitos da gratidão para a saúde mental.

“Um estudo publicado na “Psychological Science” descobriu que as pessoas que mantêm um “diário de gratidão” experimentam melhorias significativas em sua saúde mental, incluindo uma redução nos sintomas de depressão e ansiedade”, reforça a psicóloga ao SNB.

Relações interpessoais melhoradas

Segundo a psicóloga, além da saúde, a gratidão também melhora muito as nossas relações interpessoais.

“Quando agradecemos as pessoas ao nosso redor, mostramos que valorizamos o que elas fazem por nós e isso pode fortalecer os laços e aumentar a conexão emocional”, explica Talita.

“Além disso, agradecer aos outros pode ajudar a promover a bondade e a generosidade, o que pode ter um impacto positivo em nossas relações e no mundo em geral”, finalizou.

Fonte: Só Notícia Boa


Postagem Anterior Próxima Postagem