Estudo descobre que o reabastecimento da água subterrânea acontece com mais rapidez do que se imagina

Além de ser uma importante fonte de água para consumo direto, as águas subterrâneas também abastecem rios importantes.

As águas subterrâneas são muito importantes para o equilíbrio do ecossistema e para a manutenção da vida humana. Afinal, conseguem servir para consumo direto, bem como para abastecimento de rios, lagoas e riachos. Desse modo, existe muito interesse na comunidade científica em entender o reabastecimento de águas subterrâneas e o tempo do ciclo da água.

Quanto tempo dura o ciclo da água?

Para desvendar de uma vez por todas o tempo que dura o ciclo da água, uma equipe de pesquisadores desenvolveu um novo estudo publicado na Geophysical Research Letters. Nele está o resumo de um projeto um tanto ambicioso no qual se produziu um modelo atualizado de recargas de água subterrânea.

Para isso, foi necessário que eles utilizassem uma síntese global recente de mediações regionais de águas subterrâneas. Por meio desse projeto foi possível rever as conclusões anteriores quanto às taxas de abastecimento, bem como descobrir que um único fator conseguia estimar com precisão o quanto as águas escorrem para o interior do solo.

Esse fator, no caso, é a aridez, visto que esse tipo de clima impede que exista um escoamento completo das águas para o subterrâneo. Semelhantemente, podemos afirmar que em ambientes mais úmidos, as taxas de reabastecimento é muito mais rápido do que se imaginava anteriormente. Na verdade, pode ser duas vezes mais rápida que as estimativas anteriores.

Novas descobertas

Por meio desse novo estudo também foi possível compreender que as águas subterrâneas são muito mais importantes para o abastecimento de rios e lagoas do que anteriormente se imaginava. Com isso, enfatiza-se a necessidade de proteger esse recurso tão importante, sem o qual o Planeta Terra poderia entrar em desequilíbrio.

Inclusive, os cientistas chamam a atenção para o fato de que essas águas são amplamente utilizadas em todo o Planeta e sofre uma série de ameaças. Por exemplo, a ausência de um sistema de esgoto seguro poderia danificar bem essas águas. Além disso, ainda não se sabe qual o total efeito das mudanças climáticas sobre esse recurso.

Fonte: Agência Texty

Postagem Anterior Próxima Postagem