Jacaré é resgatado em bueiro no ES e ganha nome de Marina Silva em homenagem a nova ministra

"Marina Silva' está no Projeto Caiman. Nome foi dado por capixaba que localizou o jacaré em bueiro — Foto: Divulgação/Projeto Caiman


O jacaré-de-papo-amarelo resgatado dentro de um bueiro, na Serra, Grande Vitória, nesta segunda-feira (2) foi batizado de Marina Silva. A ideia do nome veio do homem que encontrou o animal, como forma de homenagear a nova Ministra do Meio Ambiente.

O animal é uma fêmea, e foi resgatado pelo Projeto Caiman, projeto que cuida da preservação de jacarés do papo amarelo no Espírito Santo. O resgate foi feito, na tarde de segunda-feira (2), no bairro Novo Horizonte.

Segundo o biólogo Fernando Paulino, que fez o resgate do animal, as pessoas da região estão acostumadas a encontrarem jacarés no local, principalmente embaixo de bueiros.

"Ali na região as pessoas já ficam de olho nos bueiros porque outros jacarés já foram encontrados lá. Nessa época é muito comum, a gente encontra jacarés em todos os lugares", disse Fernando.

O biólogo explica que nessa época do ano, é comum jacarés aparecerem mais nas áreas urbanas por diversos fatores como: temperaturas, mais altas, período de reprodução dos animais e fortes chuvas.

"É o segundo jacaré que a gente resgata nesse mesmo lugar. Fizemos um resgate no mesmo lugar em dezembro. A Grande Vitória é circundada por grandes florestas, é super comum, eles saem das floresta em buscas de novos lugares, novos parceiros/parceiras e acabam topando com um bueiro, ponto de ônibus", explicou o biólogo.

Fernando disse que os número de resgate aumentaram entre outubro e finalzinho de março. Em média, por ano, o Projeto Caiman costuma resgatar na rua cerca de 70 animais.

Em 2022, só em duas semanas, 14 jacarés foram resgatados em áreas urbanas da Grande Vitória. Um animal até apareceu dentro de uma piscina.

Batismo

Fernando contou que o projeto sempre dá a opção da pessoa que encontrou o animal, batizar o jacaré resgatado.

Jacarés resgatados já tiveram os mais variados nomes como Cristal, Zeca Pagodinho, Marta (em homenagem a jogadora de futebol).

Outros dois jacarés resgatados no ano passado também foram batizados com nomes conhecidos, na época da Copa: Richarlison e Neymar.

Jacarézinho Neymar foi resgatado em uma rodovia de Vitória — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O jacaré 'Richarlison' foi encontrado dentro de uma piscina em Vila Velha. Já o jacarézinho Neymar, era um filhote e estava em uma rodovia de Vitória.

Sobre o jacaré

O jacaré 'Marina Silva', um fêmea de um metro e oito, foi encaminhada para o centro do Projeto Caiman e passou pro vários exames.

O biólogo explicou que o animal está saudável e vai ficar uns dois dias em observação para depois ser solto na natureza.

Vi um jacaré na rua, e agora?

Caso um jacaré seja encontrado na rua, as orientações são ligar ou para o Projeto Caiman, no número 27 99902-2969. O atendimento é 24h por dia, todos os dias da semana.

Uma outra possibilidade é ver o número disponibilizado para cada cidade. Os números podem ser conferidos clicando aqui.

Da Redação com G1


Postagem Anterior Próxima Postagem