Prefeitura de Jaguaré alerta para limpeza em barragens particulares


Todo o Estado entra em nível de alerta amarelo, que mostra situação potencialmente perigosa; produtores estão sendo alertados pela Prefeitura de Jaguaré para a necessidade de avaliar constantemente a necessidade de manutenção em suas barragens

Com a possibilidade da volta das chuvas em todo o Estado a partir de amanhã, quinta-feira, 05, a Prefeitura de Jaguaré, por meio da Defesa Civil municipal, orienta a todos os produtores rurais que possuem barragens em suas propriedades, a realizarem avaliações de emergência em suas barragens.

O Boletim de Avisos Meteorológicos da Defesa Civil Estadual mostra que todo o Estado do Espirito Santo permanece em alerta amarelo para essa primeira semana de janeiro. A instabilidade tende a aumentar a partir desta quinta-feira com o ar seguindo abafado e com variação de nebulosidade, com possibilidade de pancadas de chuva, que pode ser de moderada a forte.

Prevenção

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Sérgio Rubem de Farias, alerta que, em decorrência dos grandes volumes de chuva, algumas barragens podem não conseguir escoar de forma eficiente. ”O que nós pedimos aos produtores fiquem atentos e se previnam sempre. Observem os monges, se os vertedouros estão obstruídos por galhas, madeira, entulho ou se houve desbarrancamento. Temos alerta de chuvas, então é preciso providenciar a limpeza, pois assim podemos minimizar a ocorrência de transtornos”, detalhou Sérgio.

O coordenador também lembrou que os moradores devem redobrar a atenção, pois, há a possibilidade de ventos fortes e, portanto, há a possibilidade de quebra de galhos de árvores o que pode levar à queda de energia. “Em caso de chuva forte, redobrem a atenção e saiam de casa apenas em caso de emergência”.

Excesso de chuva

As recentes chuvas intensas ocasionaram rompimentos em algumas barragens de propriedades do município, deixando moradores completamente desalojados e até ilhados. Entre novembro e dezembro de 2022, Jaguaré registrou mais de 1000 milímetros de chuva, quase o total esperado para todo o ano.

A Defesa Civil do município realizou algumas vistorias e presenciou muitos detritos que bloquearam a passagem da água em alguns locais, prejudicando toda a estrutura da barragem. A Coordenação da Defesa Civil Municipal alerta para que haja medidas constantes de manutenção nas barragens.

O que quer dizer o alerta amarelo?

Alerta amarelo — risco moderado

Com a possibilidade de ocorrer chuvas de volume entre 20 mm e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, esse nível é um alerta da possibilidade do evento meteorológico se tornar perigoso, com ventos que podem variar entre 40 km/h e 60 km/h.

Medidas

- Verificar as condições dos estravasores/vertedores com a devida limpeza e manutenção.

- O proprietário deve registrar o nível d’água do reservatório

- Isolar o acesso a barragem antes que o nível da água ultrapasse a barreira.

- Observar e acompanhar a descarga pelo vertedouro com o objetivo de não acumular água.

- Verificar a ocorrência de erosão do canal quando não revestido

- Identificar problemas estruturais ou obstruções que devem ser corrigidos antes da próxima cheia.

- Portanto, no caso de existência de moradias ou áreas industriais ao longo de 10 km, logo que o nível da água no reservatório ultrapassar o nível máximo, o empreendedor deve avisar a Coordenação de Defesa Civil do município.

- Se houver risco de transbordamento, o dono do reservatório deve informar aos moradores residentes ao longo da calha do rio e ao proprietário da primeira barragem situada rio abaixo.

- A orientação é para que fiquem de prontidão para eventual evacuação ou remoção de pertences.

Fonte: PMJ


Postagem Anterior Próxima Postagem