O que fazer para garantir que meu filho tenha uma boa autoestima?


Permita que a criança seja quem ela é. Só traz sofrimento tanto para os pais como para os filhos querer transformá-lo em uma pessoa que ele não é para atender suas expectativas de filho ideal porque ele vai precisar se encaixar num padrão para atender a sua expectativa. Nossos filhos são mais do que os nossos julgamentos sobre a personalidade deles.

Algumas dicas:

1. Como pais temos que ajudá-los a lidar com quem eles são, incentivando a auto percepção e o autoconhecimento e não a querer mudar suas personalidades. Amar quem se é, é um passo importante para a saúde física e mental.

2. A criança precisa ter apoio dos pais na corregulação das emoções para saber regular bem suas emoções no futuro e pensar antes de reagir. Precisa ter seus sentimentos validados e ser acolhida nas suas dores e medos. Ter seus pais como um escudo protetor para ela. Se sentir merecedora e capaz de lutar pelo que quer.

3. Os pais devem ensinar a criança a confiar em si mesma. E isso é uma construção. Ela precisa ter seus sentimentos validados e acolhidos. É importante conversar com a criança para que ela saiba de sua importância. A criança que é tratada com respeito, respeita a si mesma e aos demais.

4. A criança também precisa saber que você sempre irá acreditar nela, mesmo ela tendo cometido erros, ela precisa saber que você nunca irá abandoná-la ou deixar de amá-la. Quando nos aceitamos do jeitinho que somos, conseguimos também aceitar os nossos filhos do jeito que eles são. Quer que seu filho tenha autoestima alta? Crie crianças que amem o que são e não o que deveriam ser.

Fonte: Vida Saudável


Postagem Anterior Próxima Postagem