PF abrirá inquérito sobre crimes contra ministros do STF

Sérgio Lima/Poder360 - 09.dez.2022O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), disse que casos de crimes contra a honra de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e outros agentes políticos serão investigados pela PF (Polícia Federal)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), disse nesta 3ª feira (3.jan.2022) que a PF (Polícia Federal) vai abrir inquéritos para investigar possíveis crimes contra a honra de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) em espaços públicos.

O caso relativo ao ministro Luís Roberto Barroso, que foi hostilizado nesta 3ª feira no Aeroporto Internacional de Miami, nos Estados Unidos, será examinado “especificamente” pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, de acordo com Dino.

“Estamos vendo uma confusão entre liberdade de expressão em espaços públicos, que é um direito indeclinável, com agressões, com ameaças, com constrangimentos que constituem em crime“, afirmou Dino. O ministro citou como possíveis infrações que devem ser apuradas, também, os crimes de ameaça, de constrangimento ilegal e de perseguição.

O chefe da Justiça explicou que cabe à PF analisar os casos por se tratarem de agressões a agentes públicos federais no exercício de suas funções “ou em razão de tais funções“. Mais cedo, nesta 3ª feira, ele informou pelas redes sociais que enviaria um ofício ao STF alegando a disponibilidade dos policiais federais para apurar os possíveis crimes.

“A vaia e o aplauso são manifestações legítimas da democracia, mas isso não se confunde com agressão, ofensa moral, ameaça, constrangimento ilegal, como nós estamos vendo“, disse Dino. O ministro deu a declaração em conversa com jornalistas na cerimônia de posse do ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Vinicius Marques de Carvalho.

Barroso comentou o episódio em Miami por meio de nota. Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível identificar xingamentos proferidos contra o ministro, como “vagabundo” e “safado“.

“É uma mistura de ódio, ignorância, espírito antidemocrático e falta de educação. O Brasil adoeceu. Espero que consigamos curá-lo e que uma luz espiritual ilumine essas pessoas”, afirmou Barroso.
Fonte: Poder 360º


Postagem Anterior Próxima Postagem