Saiba como os seus pés podem apresentar sinais de colesterol alto

Altos níveis de gordura no sangue dificultam a circulação e impedem o bom funcionamento do coração, apresentando sinais em todo o corpo

Predrag Popovski

Ter colesterol alto aumenta o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Afinal, o acúmulo de gordura dificulta o fluxo de sangue no organismo, o que pode danificar a saúde não só do coração, mas do seu corpo em geral, inclusive os pés.

De acordo com o ortopedista Julian Machado, da Ortholife no Hospital Santa Lúcia Sul, em Brasília, pessoas com altos níveis colesterol LDL, mais conhecido como “ruim”, podem apresentar cãibra e inchaços nos pés. Com o estreitamento dos vasos causado pelo acúmulo de gordura, a queda no suprimento de oxigênio e nutrientes transportados pelo sangue pode provocar os sintomas.

O médico diz que pacientes que tomam remédio para lidar com o problema também podem sofrer com dores musculares.

As principais razões da alta no colesterol ruim, segundo a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), são:
  • Causas genéticas;
  • Condições que, quando não controladas, levam ao aumento do colesterol, como, por exemplo, algumas doenças renais, hipotireoidismo, obesidade e diabetes;
  • Alimentação inadequada, com alta ingesta de gorduras saturadas;
  • Sedentarismo;
  • Alcoolismo.
Ademais, é falso dizer que o colesterol alto é exclusivo dos adultos. Como a condição também está ligada à obesidade, crianças e adolescentes podem sofrer com o problema. O diagnóstico pode ser feito por exame de sangue.

Segundo a Ebserh, a alimentação saudável e atividade física com frequência são as melhores formas de prevenir o alto nível de gordura no organismo. A depender dos níveis do colesterol no sangue, o paciente pode precisar de tratamento com medicamentos.
 
Fonte: Metrópoles

Postagem Anterior Próxima Postagem