Saúde planeja ampla campanha de vacinação para fevereiro, diz Nísia Trindade

Em entrevista à imprensa, ministra da Saúde anunciou ações prioritárias para os primeiros cem dias da nova gestão da pasta

Ministério da Saúde pretende ampliar coberturas vacinais no paísSandro Araújo/Agência Saúde DF


O Ministério da Saúde prevê a realização de uma ampla campanha de vacinação para o mês de fevereiro, com o objetivo de retomar os altos índices de cobertura vacinal no país.

As informações foram anunciadas pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, na terça-feira (10). Em entrevista à imprensa, Nísia elencou as ações prioritárias do ministério para os cem primeiros dias de gestão.

“Nós estamos recuperando a relação plena das sociedades científicas e de todos que estabelecem as bases para imunização nesse momento. A câmara técnica assessora está reunida neste momento para que possamos, em fevereiro, dar início de forma mais efetiva a essa campanha”, disse Nísia.

A campanha de imunização também irá contemplar a vacinação contra a Covid-19. Na sexta-feira (6), o Ministério da Saúde assinou um aditivo para a compra de 750 mil doses da Coronavac, para ampliação da imunização do público infantil. Segundo a pasta, o lote deve ser entregue nos próximos dias e um novo aditivo deve ser assinado totalizando a aquisição de 2,6 milhões de doses do laboratório.

“Nós já adquirimos vacinas do Instituto Butantan contra Covid-19 para uso pediátrico, estamos trabalhando também com a Pfizer com esse mesmo objetivo, garantindo que haja vacina”, disse.

A ministra também falou sobre o planejamento da imunização contra a Covid-19 dentro do calendário de vacinação. “A vacina Covid vai estar no calendário regular do Programa Nacional de Imunizações, mas nós temos a grande tarefa de recuperar as altas coberturas vacinais no Brasil. Por isso, o foco em vacinas da infância é muito importante também, então também estamos falando da recuperação das altas coberturas vacinais”, ressaltou.

A ministra reforçou, ainda, a importância da retomada da boa relação com estados e municípios para o andamento dessas ações. “Vamos debater com o Conselho Nacional de Secretários do Estado de Saúde e secretários municipais de saúde no dia 26 de janeiro para a definição conjunta desse plano. É importante lembrar que o Ministério da Saúde trabalha em uma lógica interfederativa”, afirmou.

Confira algumas pautas prioritárias citadas pela ministra para os cem primeiros dias de governo:
  • Elaboração de um plano emergencial para redução de filas para diagnósticos e cirurgias eletivas;
  • Transparência da Câmara Técnica Assessora para Imunizações (CTAI) e recuperação da conversa com a sociedade cientifica
  • Campanha de vacinação para recuperar as coberturas vacinais;
  • Inclusão da vacina Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação;
  • Retomada do Programa Farmácia Popular e ampliação da oferta de medicamentos;
  • Fortalecimento da saúde da população negra e indígena;
  • Ações emergenciais para a população Yanomami;
  • Seguimento e ampliação do programa Mais Médicos, priorizando os médicos brasileiros e posteriormente os médicos estrangeiros;
  • Reforço do diagnóstico do câncer do colo do útero
Fonte: CNN 

Postagem Anterior Próxima Postagem