Veja como economizar energia e diminuir o valor da conta de luz


Sua conta de luz chegou e você levou aquele susto! O valor aumentou e isso vai mexer com o seu orçamento. Mas existem maneiras de economizar energia e diminuir o valor da tarifa de energia.

Nós temos vários aparelhos elétricos que estão presentes no nosso dia-a-dia como, televisão, computador, microondas, ferro elétrico e etc. Neste caso, você precisa saber qual deles está fazendo sua conta ficar mais cara!

Televisor

Hoje é muito comum ao desligar o televisor deixarmos o aparelho em stand-by, ou seja, ele não fica completamente desligado. Neste caso, ele estará consumindo energia.

Para que a tv não consuma energia, basta desligá-la na tomada, o que vai resultar em economia na conta de luz.

Microondas

O microondas pode ser o vilão da história e deixar sua conta de luz mais cara. Por ser uma espécie de forno elétrico, esse eletrodoméstico é um grande consumidor de energia. Quanto mais tempo ligado, mais eletricidade ele consome. Por isso, evite descongelar comida no microondas.

Se não estiver usando o aparelho, desligue-o da tomada, isso porque, muitos modelos contam com visor que informa as horas, o que pode fazer com que você opte por deixar o microondas sempre ligado, o que poderá elevar o valor da sua tarifa de energia.

Chuveiro elétrico

Campeão em gasto energético, principalmente quando está no modo inverno. Por isso, evite tomar banhos demorados. Banho de mais de uma hora deixar você de cabelo em pé quando receber a conta de luz. O chuveiro sendo usado fora de uma lógica pode fazer sua conta de energia subir e muito!

Carregador de celular

Esquecer o carregador na tomada ou deixar o celular carregando por mais tempo: essas são práticas que podem encarecer sua conta de luz.

Mesmo que ele não esteja conectado no celular mas esteja ligado na tomada, ele causará um gasto em média de 0,26 kWh. Com o celular conectado e já carregado, o consumo sobe para até 5 kWh.

Computador

O computador se tornou algo muito comum em casa, no escritório, na empresa, na vida em geral.

Se você for usar o computador por um tempo demorado, a solução é deixá-lo ligado. Nos casos em que o aparelho vá ficar por mais de 30 minutos sem ser utilizado, o melhor é desligar e retirar da tomada.

O notebook possui uma bateria própria que você pode usá-lo sem conectar na tomada. No entanto, vai chegar um momento que você vai precisar carregar o notebook. Neste caso, evite fazer uso do aparelho enquanto ele estiver carregando, para não aumentar o consumo e não tornar a sua máquina necessitada de estar sempre consumindo energia.

Forno elétrico

Usar muito o forno elétrico pode não ser uma ideia para o seu bolso. Se puder, use o forno a gás.

Ferro elétrico

Acredite, passar roupas é uma atividade cara. Por isso, junte várias peças para passar tudo de uma vez.

Fonte: Jornal Contábil


Postagem Anterior Próxima Postagem