VÍDEO| Brasileiro com voz parecida com a de Axl Rose viraliza no TikTok cantando em karaokê: 'treinei por 10 anos trancado no quarto';

Gustavo da Mata é cover do artísta há aproximadamente 20 anos e se mudou para a Irlanda em busca de mais oportunidades no meio artístico.

Um brasileiro 'viralizou' no TikTok ao ser filmado cantando em um karaokê com a voz parecida com a do vocalista Axl Rose, da banda Guns N' Roses. Ao g1, Gustavo da Mata, de 44 anos, revelou neste sábado (21) que é cover do artista há aproximadamente duas décadas e que se dedicou muito para alcançar o timbre do cantor: "Treinei por 10 anos, todos os dias, trancado no meu quarto". Ele se mudou para a Irlanda no ano passado em busca de oportunidades no meio musical.


O vídeo conta com um milhão de visualizações na plataforma e mostra Gustavo cantando a música 'Knock On Heavens Door', composta por Bob Dylan, na versão da banda de Rock. Na ocasião, o brasileiro foi gravado sem saber enquanto se divertia no último Natal, acompanhado da esposa e de um grupo de amigos na casa onde mora, em Dublin, capital da Irlanda.

"Um amigo me filmou escondido e publicou sem me avisar, mas 'viralizou' muito rápido. Não imaginava essa repercussão toda, mas estou muito feliz. As pessoas comentaram [na postagem] que eu tenho a voz igual a do Axl, mas trabalhei muito para isso. Treinei por 10 anos, todos os dias, trancado no meu quarto", comentou.

Gustavo da Mata é cover de Axl Rose há aproximadamente 20 anos e 'viralizou' no TikTok — Foto: Arquivo Pessoal

10 anos de treino no quarto

Nascido em Santos, no litoral de São Paulo, Gustavo se interessou pela banda norte-americana aos 15 anos. "Lembro que a voz do Axl Rose chamou a minha atenção logo na primeira vez que escutei a banda, e decidi que compraria os discos [de vinil] deles. Foi assim que tudo começou".

O cover contou que um momento de introspecção na adolescência, em que escutava as canções da banda e cantava junto com o vocalista, se tornou uma espécie de 'hobbie' e, consequentemente, o treinamento para 'alcançar' o timbre do artista.

"Eu não tinha muito contato com as turmas [de jovens]. O que eu tinha era o meu quarto e um 'sonzinho' [aparelho de música]. Não sei definir se isso era uma espécie de 'fuga' ou 'desabafo', mas passei a cantar as músicas do 'Guns' todos os dias por quase cinco horas seguidas. Lembro que cantava sozinho, fechava os olhos e 'visualizava' uma multidão na plateia", complementou.

Gustavo (à esq) é cover de Axl Rose há aproximadamente 20 anos — Foto: Reprodução/Redes Sociais

De acordo com Gustavo, como não tinha um microfone para ouvir a própria voz amplificada, a maneira de tentar igualar Axl Rose nos 'treinamentos' era cantar ainda mais alto. "Acordava, ligava o som e já fechava tudo no quarto, portas e janelas, para não incomodar os vizinhos. Mesmo assim, as pessoas do bairro [Campo Grande] contavam que me escutavam cantando até nas casas mais distantes".

Formado em Direito e mordomo em cruzeiros

Fora dos palcos, apesar de nunca ter deixado o amor pela música, o brasileiro já vivenciou diversas experiências profissionais. Formado em Direito, Gustavo contou que não seguiu carreira na área por se "desiludir" com a profissão por conta de "injustiças" que identificou.

Ele relatou também o trabalho por oito anos em uma companhia de cruzeiros. "Comecei carregando malas. Me emociono por lembrar que cheguei a ser chefe dos mordomos. Tenho muito carinho pela equipe, e eles sabem que, hoje, realizei meu sonho por cantar fora do país".

Um cover 'diferente'

O talento de Gustavo foi reconhecido pelos amigos quando ele tinha 20 anos. "Montamos uma banda, e um dia decidimos tocar uma música do Guns N' Roses. Quando cantei, eles 'enlouqueceram' dizendo: 'Cara, sua voz é igual! Tem que fazer um cover'. Porém, eu não gostava dessa ideia, pois tinha em mente os sósias do Michael Jackson e Raul Seixas. Decidi cantar como ele, mas ser eu mesmo".

Gustavo se apresenta nos concertos musicais com as roupas que gosta, sem tentar imitar Axl Rose no vestuário ou até mesmo fisicamente. "Não coloco peruca nem nada do tipo. Se usei uma ou outra camisa [que fizesse menção ao artista] durante esses 20 anos como cover, foi muito".

Gustavo da Mata é cover de Axl Rose, mas se apresenta nos shows com as próprias roupas — Foto: Arquivo Pessoal

Neste formato, nasceu o 'Guns N' Roses Tribute', dedicado a tocar as músicas da banda. O vocalista contou que já se apresentou no Brasil nos estados de São Paulo, Mato Grosso e até Rio Grande do Sul antes de ter a oportunidade de mostrar o trabalho fora do país, em Dublin, onde vive atualmente.

Vida na Irlanda

Gustavo viajou a passeio para a Irlanda em julho do ano passado, após um convite para se apresentar em uma tradicional casa de shows em Dublin. Segundo o músico, na primeira passagem pelo local, percebeu que a vida fora do Brasil poderia 'abrir portas' na carreira musical.

"Já voltamos [ele e a esposa] para o Brasil com o objetivo de ficar lá. Nos organizamos e, desde outubro de 2022, moramos legalmente aqui. Ainda não vivo apenas de música, mas já tive a oportunidade de cantar em locais onde bandas consagradas já tocaram, como o U2, por exemplo", explicou.

Na Irlanda, o brasileiro já realizou diversos serviços enquanto concilia a agenda de shows. "Já fiz limpeza e, agora, estou na área de obras. Oportunidade não falta, mas o sonho de ter meu trabalho reconhecido e ser chamado para ser o vocalista de uma grande banda, seja para cantar como o Axl ou não, continua".

Brasileiro mora na Irlanda desde outubro de 2022 e concilia trabalhos 'convencionais' com a carreira de cover — Foto: Arquivo Pessoal

Fonte: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem