VÍDEO: Menino de 4 anos salva Irmã de 1 ano de se afogar em piscina

Karen com os filhos Théo e Alice — Foto: Câmera de segurança/Reprodução

Um vídeo registrou o momento em que uma criança salvou a irmã de se afogar em uma piscina em Sorocaba (SP). Na época do acidente, o menino tinha apenas quatro anos e a bebê estava com um ano e cinco meses.

O fato ocorreu em 27 de novembro do ano passado. A imagem foi divulgada recentemente nas redes sociais pela família, que usou o vídeo para alertar outros pais.

Em entrevista, a mãe das crianças, Karen Larissa Sene, de 32 anos, contou que levou um susto ao ver o ocorrido pela câmera de segurança.

"Minha bebê estava na boia, como sempre ficava. Nunca aconteceu de virar. Meu marido estava de olho e eu estava na cozinha fazendo o arroz. Ele virou as costas para olhar a churrasqueira e escutamos meu menino gritando. Quando vimos ele já estava com a bebê nos braços", lembra Karen.
Pelas imagens de segurança, é possível ver que o pai estava supervisionando as crianças, mas assim que saiu para olhar a churrasqueira, a bebê virou para pegar um brinquedo e caiu na água.

Ao ver a irmã dentro da água, Théo correu e conseguiu impedir que a pequena Alice se afogasse. Apesar do susto, nada grave aconteceu e a bebê passa bem.

"Fiquei emocionada, em choque ao mesmo tempo e muito orgulhosa do meu filho. Mantive esse vídeo em segredo, por medo das críticas. Depois que o susto passou, decidi postar para alertar outros pais, de que não pode confiar nessa boia."


O que fazer em caso de afogamento

O pediatra Luis Fernando Barbosa Tavares, instrutor de um curso de suporte avançado à pediatria, explicou sobre algumas medidas que podem ser tomadas em casos de afogamento.

De acordo com Luis, a primeira coisa a se fazer é verificar a segurança do local e retirar a criança da água. Depois, se necessário, acionar o socorro e pedir atendimento médico de urgência. Veja abaixo os números da emergência:
  • Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu): 192
  • Corpo de Bombeiros: 193
"Seguir as orientações do profissional e manter o telefone ligado no viva-voz para receber as orientações. Em seguida, verificar se a criança respira. Se não houver respiração, iniciar compressões torácicas e ventilações, tomando cuidado com a região do pescoço", explica.

A ação deve ser tomada apenas em casos onde não há suspeita de lesão na região do pescoço. Caso exista a possibilidade, é necessário que esta região do corpo seja imobilizada.
"Em caso de afogamento, muitas vezes a criança irá vomitar. É necessário tentar remover o conteúdo com um pano ou algo para desobstruir a via aérea, caso esteja obstruída, e procurar aquecer a vítima que pode estar com hipotermia."
Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem