VÍDEOS | Formação de mesociclone assusta no céu do ES; entenda fenômeno

Foto: Reprodução

Uma enorme e diferente formação de nuvens chamou a atenção de quem passava pelo município de Guarapari, no litoral do Espírito Santo, na tarde desta terça-feira (10).

Em vídeos, é possível perceber o tamanho e a magnitude das nuvens que cobriram parte do céu.


De acordo com a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim, nas imagens foi registrado o fenômeno de um grande cumulonimbus, formações nebulosas com grande desenvolvimento vertical, mas com início de formação de um mesociclone.

"Chamamos de mesociclone alguns cumulonimbus especiais que possuem uma rotação na sua base. No Hemisfério Sul esta rotação é no sentido horário", descreveu a especialista.

A especialista também explicou que a nuvem é clássica de temporal e causa não apenas chuva forte, mas também fortes rajadas de vento. Além disso, o fenômeno, em alguns casos, pode desenvolver um tornado na sua base.

"Isso ocorre quando a corrente de vento em forma de funil que se desprende da base da nuvem e toca o solo. Quando o funil não toca o solo, não é chamado de tornado, apenas de nuvem funil", finalizou.

"Comum nesta época do ano"

O meteorologista Ivaniel Fôro Maia, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), destacou que o fenômeno, que é comum nesta época do ano, se desenvolve a partir de nuvens de tempestade. 

"É uma nuvem que se forma devido à combinação do calor, alta umidade e de ventos fortes, gerando nuvens carregadas instabilidade. Como é característico deste tipo de nuvens, por esta não tocar o solo, perdeu sua configuração depois de alguns minutos", ressaltou.

Além disso, o especialista explicou que é perigoso ficar muito próximo à base desta nuvens. Isso acontece porque o fenômeno pode se desenvolver rapidamente, provocar rajadas de vento e podem causar danos a edificações e pessoas próximas.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem