Você sabe qual é a cidade mais quente do Espírito Santo?

Foto: Reprodução TV Vitória

O verão chegou já mostrando que as temperaturas serão altas neste início de ano, o que é bom para quem está de férias e nem tanto para quem segue a rotina normal e sofre com o calor intenso.

Historicamente, o Estado capixaba tem uma cidade declarada como "a mais quente" do Estado. Você sabe qual é? De acordo com dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o município apresenta os maiores registros de temperatura.

Muitos capixabas acreditam que a cidade mais quente do Espírito Santo é Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. Será que é verdade? Façam suas apostas!

O mais antigo de que se tem notícia aconteceu em 9 de janeiro de 1969, com registro de 42,5 °C, justamente em Cachoeiro. Anos depois, a própria cidade quebrou o seu recorde e atingiu 43 °C em 31 de outubro de 2012, segundo o Incaper. Dessa forma, sendo a maior temperatura observada em todo o Espírito Santo.

Outra cidade que chegou perto de desbancar Cachoeiro de Itapemirim foi Colatina. Segundo dados do Incaper, o termômetro do município realizou o registro de 42,3 °C em 2 de janeiro de 2016. Por isso, diante dos fatos, as duas localidades são consideradas as mais quentes do Estado.

Cachoeiro não foi a cidade mais quente de 2022

Apesar dos dados entregarem os maiores registros de temperatura na história do Espírito Santo, sendo em Colatina e Cachoeiro de Itapemirim, nenhum dos dois municípios foram os mais quentes em 2022.

De acordo com informações oficiais do Inmet, o maior registro de temperatura realizado no último ano aconteceu em Nova Venécia, com 39,4 °C em 23 de setembro.

Por que o Incaper e o Inmet têm registros de temperaturas diferentes no Espírito Santo

Os dois institutos possuem suas próprias estações de dados meteorológicos, de onde conseguem todos os registros contínuos do clima e do tempo, em que é possível conhecer o padrão ao longo do tempo.

Em Cachoeiro de Itapemirim, a estação meteorológica foi instalada pelo Inmet em 1925 e operou regularmente até 1992.

Segundo o Incaper, após um longo período desativada, ela voltou a funcionar em 2005 em outro lugar, o que ocasionou a geração de uma nova série de dados e ficou em operação até 2019, onde foi desativada.

Já em Colatina, não é possível conseguir os registros históricos devido à falta de uma estação meteorológica, cuja mais próxima fica localizada em Marilândia, instalada em 1976 pelo Inmet e operada em parceria com o Incaper até os dias atuais.

Ao iniciar as medições pelo Inmet em 1976, segundo o Incaper, Marilândia ainda pertencia à Colatina e foi emancipada apenas em 1980. Por isso, é possível que o município possa ter um recorde de temperatura, que nunca descobriremos.

Recorde de temperatura em Vitória

Uma curiosidade é que, há exatos 15 anos, a capital Vitória obteve o maior registro de temperatura. O termômetro apontou 39,6 °C, em 25 de fevereiro de 2006.

Segundo o Incaper, atualmente, a estação convencional de Vitória, instalada em 1924 e localizada na Ilha de Santa Maria, é a estação com maior tempo de operação no Estado, com 97 anos de registros de dados.

Fonte: Incaper/ Folha Vitória

 

Postagem Anterior Próxima Postagem