GURIRI: Pescadores que sobreviveram 10 dias à deriva comeram biscoito molhado com o óleo da embarcação

Pescador morre e outros três são resgatados em alto-mar no Espírito Santo após 14 dias à deriva — Foto: Arquivo Pessoal


Os familiares do pescador Odvan Emanuel Ferreira da Silva Xavier, um dos pescadores que ficaram 10 dias à deriva no litoral entre o Espírito Santo e a Bahia, disseram que os sobreviventes comeram biscoitos molhados com o óleo da embarcação que naufragou para se manterem vivos.

Dos quatro pescadores que estavam no barco, um morreu e três foram resgatados com vida no sábado (25), no balneário de Guriri, em São Mateus, litoral Norte capixaba.

Valquíria Candal, sogra de Odvan, conversou com o pescador e contou o que ele relatou.

"Ele disse assim ' o barco não obedecia. Eu mergulhei pra pegar comida para a gente sobreviver, porque não tinha como ficar. Eu peguei muito biscoito, mas biscoito molhado com óleo de motor. Eu guardava os biscoitos, os biscoitos sumiam. A gente comia os biscoitos com óleo mesmo'", disse a sogra de Odvan.

Odvan era pai de Dimitri Xavier Cardoso, de 31 anos, que não resistiu e morreu em alto-mar. Segundo a mulher, o pescador disse que o filho morreu no quinto dia por falta de água e comida.

"Ele não aguentou de muita fome e sede", disse.

Segundo Mikaelly Candal, esposa de Odvan, apesar de ter sido resgatado muito debilitado, o pescador havia apresentado melhora nesta segunda-feira (27).

"Ele nem sentava, só ficava deitado ou sentado, e agora ele está sentado. Ele disse que realmente o leme não estava respeitando eles, e aí a vaga de mar [onda] e virou o barco", disse.

Resgate

Os bombeiros informaram que os homens foram localizados a cerca de 20 km ao Sul de Guriri. Um pescador, que estava com um parceiro de trabalho, viu pessoas acenando e encontrou os quatro no casco de um barco virado.

"Quando a gente chega lá, a gente topa com aquela situação dos rapazes já debilitados, com os pés bem machucados, um rapaz morto e o senhorzinho já pedindo socorro. Todos os três desesperados", disse o pescador.

Os três pescadores, que estavam debilitados, e o corpo de Dimitri foram levados para o barco do pescador de São Mateus, que levou o grupo de náufragos até a praia.

Além de guarda-vidas e bombeiros que fizeram o socorro das vítimas, o médico Odir Motta, que estava de folga na praia ajudou nos primeiros socorros.

"Saiu o primeiro menino, que estava bastante debilitado, desidratado, com encurtamento, não conseguia nem esticar as pernas, teve que sair no colo, tivemos que colocar na maca, uma dificuldade para ficar na maca. Depois que ele saiu, os outros dois estavam mais tranquilos, que era o pai deste que faleceu e um outro mais novo, as ambulâncias já estavam aqui, o Samu chegou também", disse.
Estado de saúde

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os sobreviventes resgatados estavam bastante debilitados e foram socorridos e levados ao Hospital Roberto Arnizaut Silvares, também em São Mateus.

Nesta segunda-feira (27), familiares dos pescadores resgatados disseram que os homens continuavam internados em observação e o estado de saúde era estável.

Dimitri e o pai moravam em Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. Os outros dois moravam em Marataízes, também no Sul do Espírito Santo, e em Vitória, na capital.

A perícia da Polícia Civil informou que o corpo da vítima foi encaminhado para o Serviço Médico Legal (SML) de Linhares, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.

O pescador Rodrigo Miguel ajudou a resgatar os pescadores à deriva em alto-mar no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem