Tem mais de 60 anos? Saiba como viajar DE GRAÇA por todo o país


Viagens interestaduais com desconto ou mesmo gratuitas são possíveis! Saiba que idosos, de qualquer lugar do Brasil, têm esse direito? Claro, para usufruir do benefício, o idoso precisa comprovar ser de baixa renda e estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal. Veja o que fazer para viajar de graça por aí.

Para isso, é necessário solicitar uma carteira especial. O processo pode ser feito tanto presencialmente quanto por meio da internet.
Como viajar de graça

A Carteira da Pessoa Idosa garante que pessoas com mais de 60 anos tenham acesso a passagens interestaduais gratuitas ou com descontos. A ação tem validade para o transporte rodoviário, ferroviário ou aquaviário.

Por fim, vale lembrar que tal benefício é previsto no Estatuto do Idoso; contudo, para que a carteirinha seja válida, é preciso realizar renovação da mesma a cada dois anos após a sua emissão.

Solicitação

Para ter acesso à Carteira do Idoso, é preciso ter mais de 60 anos e uma renda mensal inferior ou igual a dois salários mínimos. Também é preciso estar inscrito no CadÚnico.

Em suma, vale lembrar que a comprovação de renda individual ocorre a partir de documentos como, por exemplo, contracheque de pagamento, carnê de contribuição para a Previdência, declaração do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou extrato de pagamento de benefício.

Na hora de solicitar a carteirinha, é preciso comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e apresentar o Número de Identificação Social (NIS) que consta no Cadastro Único.

Por outro lado, também é possível solicitar o documento via internet. Para isso, é preciso acessar o site do Governo Federal e ir no campo “serviço para a Carteira do Idoso”. Em seguida, basta selecionar o item “Emitir Carteira” e depois fazer o login na plataforma para seguir o passo a passo solicitado.

Fonte: Edital Concursos


Postagem Anterior Próxima Postagem