Tragédia do litoral de SP: Buscas são encerradas após último corpo ser encontrado


Encontro aconteceu na tarde deste domingo (26). Os bombeiros haviam informado que esta seria a última vítima, mas existe a possibilidade outra pessoa estar desaparecida no bairro Baleia Verde.

O corpo da última vítima que estava desaparecida no bairro Vila Sahy, em São Sebastião, depois do temporal que atingiu o Litoral Norte de São Paulo no último fim de semana, foi encontrado na tarde deste domingo (26).

A Defesa Civil estadual havia confirmado no período da manhã que a operação de resgate buscava o último desaparecido, o que ocorreu às 15h30 - com isso, as buscas no local foram encerradas.

Depois do encontro da vítima, o Corpo de Bombeiros informou que existe a possibilidade de que ainda haja uma pessoa desaparecida em outra região da cidade: seria no bairro Baleia Verde 

A localização do corpo neste domingo aconteceu exatamente uma semana depois da tragédia e é de uma mulher. Ela foi encontrada na Vila Sahy, local mais atingido pelas chuvas, as maiores registradas em 24 horas na história do país.


Tragédia do litoral de SP: corpo do último desaparecido é encontrado e número de mortes sobe para 65 — Foto: Rauston Naves/TV Vanguarda

Com isso, o número de mortes sobe para 65, sendo 64 em São Sebastião e uma em Ubatuba, outra cidade da região afetada pelo temporal que devastou o Litoral Norte do estado.

Até o momento, 57 vítimas foram identificadas e liberadas para o sepultamento. Segundo o governo estadual, são 21 homens adultos, 17 mulheres adultas e 19 crianças.

Segundo o último boletim estadual, divulgado às 18h deste domingo, são 1.109 desalojados e 1.172 desabrigados na cidade.

Este foi o oitavo dia de buscas, que se concentraram principalmente na Vila Sahy. Outras regiões que também tiveram registro de desaparecidos já concluíram as operações, como Boiçucanga e Juquehy.

Além desse trabalho de resgate, os bombeiros também agem para tentar convencer os moradores de áreas de risco a deixarem suas casas enquanto a situação não for normalizada.

Buscas no bairro Baleia Verde

Após a localização do último corpo na Vila Sahy - que, segundo a Defesa Civil estadual, seria também o último corpo de toda a tragédia - os bombeiros informaram que havia a possibilidade de uma outra pessoa estar desaparecida no bairro Baleia Verde.

De acordo com o capitão Kruger, a corporação recebeu a informação de que um idoso estaria soterrado na região. Por conta disso, há equipes no local fazendo o trabalho de buscas.

"Em Juquehy nós encerramos as buscas temporariamente e aqui na Vila Sahy, a partir desse momento, encerramos temporariamente também. Frisamos o temporariamente porque os nomes buscados confrontam com os localizados. Com a informação confirmada de novas vítimas, nós retomamos as buscas", explicou o capitão.

"Existe um outro bairro, o Baleia Verde, em que nós tivemos a informação, e confirmamos com três fontes diferentes, (de uma nova vítima). Nesse momento duas equipes, inclusive uma com cães, estão no bairro fazendo as buscas por uma nova vítima", completou.

Tragédia do Litoral Norte

A tragédia que devastou o Litoral Norte de São Paulo completa uma semana neste domingo (26). Durante a madrugada do último dia 19, deslizamentos de terra provocados por um temporal histórico causaram mortes e destruição na região.

O que aconteceu?

Dezenas de pessoas morreram, casas foram destruídas e rodovias bloqueadas após um temporal histórico que atingiu o Litoral Norte de São Paulo durante o último fim de semana.

A chuva começou no sábado (18). Durante a noite, ela já era muito forte e não parou mais. Por conta disso, a maioria dos estragos começou já na madrugada de domingo (19).

Buscas por desaparecidos em meio à lama de um deslizamento que derrubou casas na Vila do Sahy, em São Sebastião — Foto: Fábio Tito/g1

A cidade mais prejudicada foi São Sebastião. A Vila Sahy, na Costa Sul do município, foi a mais atingida por deslizamentos de terra e ficou totalmente destruída. O local soma a maior parte das vítimas da tragédia.

Outra cidade da região com registro de morte foi Ubatuba, onde uma menina de sete anos morreu após uma pedra de duas toneladas deslizar e atingir o local ela morava.

Caraguatatuba, Guarujá e Bertioga também sofreram prejuízos e tiveram moradores desabrigados e desalojados, mas nenhuma morte foi registrada.


Fonte: G1



Postagem Anterior Próxima Postagem