Volta a chover em São Sebastião; equipes suspendem buscas temporariamente

Buscas são suspensas após voltar a chover em São Sebastião. — Foto: Bruno Tavares/TV Globo

As buscas por vítimas soterradas foram suspensas na tarde desta sexta-feira (24), após voltar a chover na costa sul de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.

Ao menos 54 pessoas morreram na tragédia que atingiu o litoral no último final de semana, sendo 53 vítimas em São Sebastião e uma em Ubatuba. Cerca de 4 mil pessoas seguem desabrigadas ou desalojadas após a tragédia.

A tempestade forte veio acompanhada de trovoadas e atingiu a região da Vila Sahy e Juquehy, locais que foram bastante afetados pela chuva e deslizamentos de terra que ocorreram na madrugada de domingo (19).

Equipes dos bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar suspenderam as buscas por corpos e possíveis sobreviventes apenas de maneira temporária. A operação de resgate deve ser retomada quando a chuva cessar e seguir de forma reduzida no período da noite e madrugada.

Segundo o governo estadual, 38 corpos já foram identificados e liberados para o sepultamento. As vítimas 13 homens adultos, 12 mulheres adultas e 13 crianças. Os demais ainda aguardam perícia e identificação.

Seis dias após a tragédia, há ainda dezenas de desaparecidos. Na última divulgação do governo estadual, cerca de 30 pessoas estavam desaparecidas. De acordo com a Defesa Civil, há mais de 4 mil desalojados ou desabrigados.

Mais de 2 mil moradias foram construídas em áreas de risco em São Sebastião (SP), diz relatório

Os trabalhos de buscas acontecem especialmente em bairros da costa sul da cidade de São Sebastião, como a Vila Sahy, área que concentra a maioria das vítimas da tragédia, e Juquehy.

Alertas

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que o aviso de desastre por SMS, como o feito para os moradores de São Sebastião antes dos deslizamentos, não são efetivos. o governador ainda informou que vai instalar sirenes nas áreas de risco em São Paulo.

O g1 havia revelado que o governo de São Paulo e a prefeitura sabiam da tragédia dois dias antes, mas que avisaram apenas por SMS. Foram enviadas 34 mil mensagens para pessoas cadastradas na plataforma estadual antes da tragédia em todo o Litoral Norte -- a região tem 288 mil habitantes.

Ao longo do dia da tragédia, os moradores cadastrados receberam mensagens, mas nenhuma delas mostrava a dimensão, não citando os deslizamentos. Além disso, algumas das áreas atingidas, já na noite de sábado (18), enquanto eram disparadas as mensagens, não tinham sinal de telefonia ou internet.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem