Entrega das declarações de IR começa hoje, mas nem sempre é melhor enviar logo; entenda

Declaração de Imposto de Renda 2023: Entrega começa hoje, mas nem sempre é melhor declarar logo. Entenda Maria Isabel Oliveira / Agência O Globo

Foi dada a largada para a declaração do Imposto de Renda 2023. A partir desta quarta-feira (15), serão 77 dias disponíveis para o acerto de contas com a Receita Federal. Mas qual é a melhor data para o envio? A resposta, como muitas relacionadas ao IR, é que depende.

Veja cada caso
  • Adiar o recebimento da restituição pode ser um bom investimento, dizem especialistas, já que o dinheiro a ser devolvido é corrigido pela Taxa Selic (13,75%).
  • Para quem tem dívidas a pagar e tem direito à restituição vale declarar logo, pois a chance de receber o dinheiro nos primeiros lotes aumenta.
  • Quem optar pela declaração pré-preenchida e pelo Pix para a restituição 'fura a fila' da restituição e recebe nos primeiros lotes, respeitadas as prioridades legais

Quando não se precisa do dinheiro imediatamente

A entrega mais tardia da Declaração de Imposto de Renda das Pessoas Físicas (DIRPF) é vantajosa para quem tem um valor a ser restituído e não precisa imediatamente do dinheiro. Isso porque a restituição é corrigida pela taxa básica de juros, a Selic, que se encontra no maior patamar desde o final de 2016, 13,75% ao ano.

Muitas aplicações de renda fixa não dão esse retorno. Por isso, a facilidade e a segurança do adiamento da declaração pode ser uma boa escolha, especialmente para quem não tem familiaridade com diferentes tipos de investimento.

— Não é todo mundo que tem uma educação financeira para conseguir um rendimento maior que a Selic — afirma a especialista em finanças pessoais e professora da Escola de Negócios da PUC-Rio Graziela Fortunato.

Ela alerta, no entanto, que existem opções mais rentáveis de investimento que as corrigidas pela Selic. Neste caso, para quem entende um pouco melhor do assunto, antecipar a restituição para colocar o dinheiro em uma aplicação mais favorável pode ser um bom caminho.

Quem tem dívida deve declarar IR logo

Quem tem empréstimo a pagar ou outro tipo de dívida e está com orçamento apertado, vale declarar logo se tiver direito à restituição. Dessa forma, poderá usar o dinheiro recebido do Fisco para abater os débitos já que os juros cobrados em financiamentos costuma ser maiores que a taxa básica.

— Nenhuma dívida custa menos que a Selic ao mês, isso pode ter certeza — afirma a professora da PUC-Rio.

Prioridade na restituição

Neste ano, para adiantar a restituição, a Receita incentiva o contribuinte a usar uma série de mecanismos para ‘furar a fila’ dos primeiros lotes. Entre eles, estão a utilização do modelo pré-preenchido da declaração e o uso do Pix como forma de receber o imposto pago a mais para o Fisco.

A restituição do IR 2023 começa no dia 31 de maio. No primeiro lote, a prioridade é de idosos com mais de 80 anos, seguidos de contribuintes maiores de 60 anos, deficientes, portadores de doenças graves e também pessoas que tenham o magistério como principal fonte de renda.

Após eles, estão as pessoas que fizerem uso dos mecanismos propostos pela Receita.

Fonte: O Globo



Postagem Anterior Próxima Postagem