Narcossubmarino ‘fantasma’ encontrado na Espanha tinha cobertores, roupas e comida brasileira

Autoridades espanholas encontraram o narcossubmarino semissubmerso em Arousa, na Espanha Foto: Miguel Riopa / AFP

As autoridades espanholas apreenderam um submarino construído unicamente para transportar cocaína entre a América do Sul e a Europa.

O narcossubmarino encontrado semissubmerso na segunda-feira, 13, em Arousa, na Espanha, teria vindo do Brasil carregado de droga. Investigadores disseram que foram encontrados “cobertores, roupas e comida brasileira” no interior da embarcação.

É o segundo caso detectado na costa da Galícia, depois de uma embarcação semelhante ter sido sinalizada com três toneladas de droga.

Chamado de Poseidon, o narcossubmarino tem 23 metros de comprimento. Ele “por dentro é igual” a embarcação abandonada em frente ao município galego de Aldán em novembro de 2019, que continha mais de três toneladas de cocaína e cujos tripulantes foram presos. Dessa vez, no entanto, não há vestígios da droga ou da tripulação.

Duas lanchas localizadas em fevereiro em uma praia próxima ao local onde o narcossubmarino foi encontrado e fazem os investigadores acreditarem que os traficantes conseguiram despachar a carga desta vez.

Em agosto de 2006, imitando os narcotraficantes colombianos, os espanhóis fizeram uma tentativa frustrada de construir um submarino, uma embarcação que conseguir ir mais fundo que os semissubmersíveis —que vão quase ao nível da água.

Com ela pretendiam recolher 750 quilos de cocaína. Mas o resultado da operação foi um fiasco e o veículo foi encontrado à deriva perto das Ilhas Cíes. Posteriormente, seu único tripulante e várias pessoas ligadas à fabricação do aparelho foram presos.

A descoberta de um segundo semissubmersível nesta segunda-feira na Galícia coincide com a prisão em cadeia pelas Forças Armadas da Colômbia de outros três neste fim de semana, um fato incomum que destaca a multiplicação dessas embarcações nas mãos de narcotraficantes que controlam a produção de drogas.

Essas embarcações, em particular, foram atribuídas à guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), destinadas a transportar entre quatro e seis toneladas de cloridrato de cocaína cada uma. O navio foi içado na terça-feira, 15, e rebocado para o porto de Xufre, onde está a ser vistoriado.

Submarino ‘fantasma’ com dois mortos

A Marinha da Colômbia anunciou ter encontrado um minissubmarino à deriva nas águas do país, no Oceano Pacífico, com um carregamento de 2,6 toneladas de cloridrato de cocaína, no último domingo, 12.

De acordo com os militares colombianos, a embarcação tem cerca de 2,5 metros de largura e 15 de comprimento e, no momento em que foi descoberta, sofria com a entrada de água em seu interior.

Além da droga, os militares encontraram dois cadáveres e duas pessoas vivas, mas em estado de saúde delicado. Segundo a Marinha, ocorreu um vazamento de gases tóxicos do combustível do minissubmarino, que contaminaram o ambiente.

Os dois sobreviventes do minissubmarino receberam atendimento médico no local e foram transferidos para um navio. A Marinha afirma ainda que a droga tinha como destino a América Central e estava avaliada em US$ 87 milhões (R$ 460 milhões).

As Forças Armadas da Colômbia também informaram a localização de três semissubmergíveis usados por dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), já extintas, para transportar entre quatro e seis toneladas de cloridrato de cocaína cada. Os grupos atuam no departamento de Nariño, no Pacífico colombiano.

Fonte: Estadão



Postagem Anterior Próxima Postagem