Menino de 12 anos viraliza ao pegar 92 kg no crossfit e fazer 700 abdominais

Cauzinho tem 275 mil seguidores no Instagram — Foto: Reprodução/Instagram


Carlos Augusto, o Cauzinho, tem apenas 12 anos, mas uma aptidão física de dar inveja. Em seu perfil na rede social, ele já acumula, pelo menos, 275 mil seguidores e impressiona com sua rotina de treinos no crossfit.

O pré-adolescente viralizou no último final de semana ao compartilhar seu treino e exibir um corpo diferente da maioria das crianças. Segundo o pai de Cauzinho, ele pega até 92 kg no deadlifit (levantamento terra), faz 700 abdominais e come 8 ovos por dia. Confira o vídeo! 👇

Ao gshow, Carlos Augusto, pai do menino, contou um pouco da rotina de treino de Cauzinho e afirmou que ele segue acompanhamento de médico, nutricionista, fisioterapeuta, dentista e personal. O menino, que fez aula experimental em junho de 2021 e foi matriculado no crossfit em dezembro do mesmo ano, atualmente acorda às cinco da manhã para praticar exercício.

"Acorda 5h da manhã e 5h15 já está na academia para correr 5 km. São três vezes na semana, dia sim, dia não. Quando não corre, ele acorda e vai para academia fazer mobilidade e abdominal", contou o pai de Cauzinho.

Junto com o viral vieram também as críticas e preocupação por parte de alguns internautas. Nos comentários, seguidores questionaram se a rotina de exercícios não atrapalharia o crescimento da criança e se não faria mal.

"Críticas lidamos muito bem, não temos problema. Em relação ao preconceito de crianças não poder fazer musculação, sabemos que isso é mito total", falou o pai.

O gshow entrou em contato com o profissional de Educação Física Matheus Thomaz, que estudou sobre o papel do exercício físico no tratamento de doença hepática gordurosa em adolescentes obesos. Ele é formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ.

Segundo Matheus, crianças e adolescentes podem, sim, treinar em academia e fazer crossfit, mas isso só deve acontecer a partir do momento em que eles consigam obter consciência do que estão fazendo.

O antes e depois de Cauzinho, criança que viralizou por praticar exercícios físicos — Foto: Reprodução/Instagram

Matheus afirma ainda que a prática de exercícios tem uma série de benefícios, como a redução da massa gorda, aumento da massa muscular, melhora da aptidão cardiovascular, da autoestima e, principalmente, para ajudar na formação de um adulto mais ativo.

“Existe um certo preconceito sobre crianças treinarem em academia e crossfit, mas esse preconceito não existe em outra modalidade como futebol, judô."

"Então a musculação é uma prática esportiva como qualquer outra e quando bem orientada a criança pode, sim, fazer exercício físico e crossfit também", destacou Matheus.

Questionado sobre a possibilidade de o aumento de carga interferir no crescimento, o profissional afirmou que isso é mito e que essa ideia já foi refutada por diversos estudiosos.

"Isso era um mito que se tinha, hoje em dia é comprovado, com diversos artigos, que não atrapalha em nada. Inclusive ajuda por causa da liberação de hormônios."

“A grande questão, que é bom deixar claro, é que quando o principal intuito é estético tem que tomar cuidado porque pode ocasionar problemas psicológicos. Então o principal objetivo é a melhora da saúde, melhora da força."

Fonte: GShow


Postagem Anterior Próxima Postagem