Aparelho móvel: quanto tempo usar após a retirada do fixo ou alinhador?

Depois remover seu aparelho fixo ou o seu alinhador é muito importante saber que seu tratamento não chegou exatamente ao fim!

Agora é preciso utilizar o aparelho móvel, que na verdade não vai fazer nenhum movimento nos dentes, ele vai estabilizar os dentes na posição correta que o aparelho deixou. Já experimentou tentar mexer seu dente depois da remoção do aparelho? Se seu dentista não te mostrou isso, recomendo que você faça! Você vai ver que seus dentes estão moles, isso mesmo, com uma mobilidade leve, e isso é normal nessa fase por que eles passaram muito tempo sendo movimentados.

É aí que entra o aparelho móvel: ele é estático, desenhado de acordo com os movimentos que foram necessários no seu tratamento, e recomendados após o para manter os resultados alcançados. E depois do tratamento concluído, melhor garantir a duração do seu sorriso perfeito, né?

Quanto tempo será que é necessário o uso de aparelho?

Muitos estudos já indicam que a estabilidade do tratamento ortodôntico é multifatorial, ou seja, depende de diversos detalhes para se manter, e como esta estabilidade em alguns casos é frágil, o uso da contenção sempre é indicado. Quanto maior o risco de perda de estabilidade após o tratamento, maior deve ser o cuidado tomado com a contenção ortodôntica.

Cada caso tem uma indicação específica de tempo de uso, que deverá ser indicado pelo ortodontista. Normalmente, os profissionais pedem para os pacientes utilizarem a contenção inicialmente durante 22 horas por dia.

Após observarem estabilidade no tratamento, eles diminuem o uso para apenas noturno, até que finalmente poderão solicitar a finalização do uso do aparelho móvel. O uso constante de 24 horas é mantido normalmente por 3 ou 6 meses e o uso noturno por mais 6 ou 9 meses. Portanto, 1 ano seria um período comum e favorável para o uso da contenção.

A não utilização ou o uso incorreto deste aparelho poderá favorecer uma movimentação indesejada e a perda de controle tanto da função mastigatória como de estética do sorriso. Como o objetivo do uso da contenção é manter os resultados atingidos após o tratamento ortodôntico, caso o paciente não utilize corretamente o aparelho, podem aparecer alguns problemas como: abertura de espaço entre os dentes; desalinhamento entre os dentes e giros; contatos prematuros gerando, por exemplo, problemas periodontais; perda de estética e retração gengival.

Fonte: Folha Vitória - Vida Saudável

Postagem Anterior Próxima Postagem