Carnes assadas suculentas? Experimente envolvê-las em folhas de bananeira

Além de conferir um sabor especial à carne, alguns estudos já indicaram que esse método também pode aumentar o valor nutricional do alimento.


No Brasil, é comum encontrar alimentos preparados em embrulhos de folhas de bananeira. Há uma ampla variedade de pratos feitos dessa maneira, que vão desde doces típicos do Nordeste, como as cocadas, até peixes assados na brasa, comumente encontrados nas praias. A seguir, você descobrirá que a carne assada também pode ser preparada em folhas de bananeira, o que confere um sabor excepcional ao prato.

Por que fazer carne em folha de bananeira?

As folhas de bananeira servem como excelentes embalagens para carnes e outros ingredientes, devido à sua resistência à água e à capacidade de suportar altas temperaturas. Essas características fizeram com que fossem amplamente utilizadas pelos povos originários do Brasil e de outros países da América do Sul há séculos. No entanto, essa tradição resistiu ao tempo por vários motivos.

Em geral, a folha de bananeira é uma alternativa ecológica ao papel alumínio, que contribui significativamente para a poluição ambiental. Ao contrário deste, a folha de bananeira é natural e biodegradável, contribuindo para a preservação do nosso planeta. Além disso, essa técnica confere um sabor único aos alimentos, especialmente às carnes.

Isso se deve ao aroma e à textura da bananeira, que são transferidos para a carne quando expostos ao calor. Assim, percebemos que os grelhados preparados dessa maneira possuem um sabor diferenciado. Além disso, esse tipo de embalagem pode ser levado tanto ao forno quanto à água de cozimento, demonstrando a versatilidade de pratos que podem ser preparados com a folha de bananeira.

Maior valor nutricional

Poucas pessoas têm conhecimento, mas as folhas de bananeira são comestíveis e possuem um alto valor nutricional. Diversos estudos mostraram que, ao preparar um prato na folha de bananeira, a refeição entra em contato com flavonoides e polifenóis presentes na folha.

Portanto, pode-se afirmar que o valor nutricional dos alimentos preparados em folha de bananeira é realmente mais rico do que os feitos em papel alumínio. Além disso, a apresentação se torna muito mais atraente quando a carne assada é preparada nesse tipo de embrulho, não concorda?
Fonte: Escola Educação 

Postagem Anterior Próxima Postagem