Cientistas analisam presa de mamute de 30 mil anos e desvendam agressividade em acasalamento


Pesquisadores analisaram três presas para compor o estudo; traços de hormônios antigos foram detectados

Presas de mamute lanosos, dentes e ossos variados foram coletados na Ilha Wrangel, o último lar dos animais antes de serem extintos há 4 mil anosUniversity of Michigan

Traços de hormônios antigos foram detectados nas presas de um mamute lanoso que viveu há mais de 33 mil anos, revelando que as criaturas agora extintas tiveram episódios de testosterona furiosa.

As descobertas fornecem o que os pesquisadores acreditam ser a primeira evidência direta de que, como os elefantes, os mamutes também experimentaram o “musth”. Um estudo detalhando as descobertas publicado na quarta-feira (3) na revista Nature.

“Musth”, que significa “intoxicado” em hindi e urdu, é um período de agressividade intensificada e comportamento imprevisível alimentado pela testosterona durante a época de acasalamento, quando os elefantes machos se tornam rivais.

Anteriormente, os pesquisadores inferiram que os mamutes, parentes extintos dos elefantes modernos, podem ter sofrido de musth devido à descoberta de pontas de presas quebradas e outras lesões esqueléticas preservadas em fósseis.

A evidência do aumento de testosterona do musth pode ser detectada nos exames de sangue e urina de elefantes vivos.

Uma equipe de pesquisadores se voltou para as presas de elefantes e mamutes para ver se suas camadas também podem preservar a presença de hormônios esteroides como o cortisol, disse o principal autor do estudo, Michael Cherney, pesquisador afiliado do Museu de Paleontologia da Universidade de Michigan e pesquisador do Escola de Medicina da Universidade de Michigan.

Além do cortisol, a presa de mamute revelou aumentos recorrentes anuais de testosterona até 10 vezes mais do que a linha de base, de acordo com o estudo.

Presas de mamute vistas ao amanhecer na Ilha Wrangel, no nordeste da Sibéria / University of Michigan

“Nós realmente não sabíamos o que esperar, então quase tudo foi uma surpresa”, disse Cherney. “Acho que a maior surpresa, no entanto, foi o quão claro era o padrão da testosterona”.


Presas como cápsulas do tempo

Os pesquisadores estudaram três presas durante a análise, incluindo duas presas de mamute adulto e uma de um elefante africano que tinha entre 30 e 40 anos quando foi morto por um caçador em Botswana em 1963.

A presa direita do mamute macho, que viveu cerca de 55 anos, foi descoberta por uma empresa de mineração de diamantes na Sibéria em 2007 e estima-se que tenha morrido entre 33.291 e 38.866 anos atrás.

Uma presa de um mamute fêmea que viveu entre 5.597 e 5.885 anos atrás na Ilha Wrangel também foi usada no estudo. A Ilha Wrangel, outrora conectada ao nordeste da Sibéria, é o último lugar conhecido onde os mamutes lanudos viveram até serem extintos há cerca de 4 mil anos.

Uma presa de elefante africano foi usada no estudo para comparar com presas de mamute / University of Michigan

Incrementos anuais de crescimento foram identificados em cada presa usando tomografias computadorizadas. Em seguida, os pesquisadores usaram uma broca operada sob um microscópio para moer amostras de dentina, o tecido mineralizado dentro dos dentes, já que as presas são incisivos alongados.

O pó de dentina foi analisado usando um espectrômetro de massa ou um instrumento que pode identificar produtos químicos classificando partículas carregadas.

“Desenvolvemos métodos de espectrometria de massa de esteroides para amostras de sangue e saliva humanas e os usamos extensivamente para estudos de pesquisa clínica. Mas nunca em um milhão de anos imaginei que estaríamos usando essas técnicas para explorar a ‘paleoendocrinologia'”, disse o coautor do estudo, Rich Auchus, professor de medicina interna e farmacologia da Escola de Medicina da Universidade de Michigan, em um comunicado.

“Tivemos que modificar um pouco o método, porque aqueles pós de presa eram as amostras mais sujas que já analisamos. Quando Mike (Cherney) me mostrou os dados das presas de elefante, fiquei pasmo. Então vimos os mesmos padrões no mamute – uau!”.

A presa de mamute fêmea veio da Ilha Wrangel / University of Michigan

Tanto as presas do elefante quanto as do mamute macho continham evidências de surtos de testosterona relacionados ao fungo. Enquanto isso, a presa de mamute fêmea mostrou pouca variação e testosterona muito baixa, como esperado.


O que os hormônios revelam

As presas são um pouco como os anéis das árvores. Eles crescem ao longo da vida de um animal, registrando moléculas como hormônios que estão ligados ao comportamento e fisiologia de um animal. A testosterona se acumula nos tecidos e circula na corrente sanguínea.

“As presas são particularmente promissoras para a reconstrução de aspectos da história de vida dos mamutes porque preservam um registro de crescimento nas camadas de dentina que se formam ao longo da vida de um indivíduo”, disse o coautor do estudo Daniel Fisher, curador do Museu de Paleontologia da Universidade de Michigan e professor em o Departamento de Terra e Ciências Ambientais, em nota.

Um segmento de uma presa de mamute lanoso macho foi usado no estudo / University of Michigan

Quando os cientistas estudam as presas dos elefantes, eles podem identificar a idade em que os animais experimentam o musth, se isso acontece na mesma época do ano e outros fatores que os ajudam a descobrir mais informações sobre fatores ambientais e dinâmica populacional, disse Cherney. Coletar esse tipo de informação de presas de mamute pode revelar mais informações sobre a vida das criaturas extintas.

Os pesquisadores acreditam que suas descobertas mostram que os registros hormonais nos dentes podem conter informações importantes que podem durar milhares de anos, especialmente ao estudar populações antigas.

“Este estudo estabelece a dentina como um repositório útil para alguns hormônios e prepara o terreno para novos avanços no campo em desenvolvimento da paleoendocrinologia”, disse Cherney. “Além de amplas aplicações em zoologia e paleontologia, os registros de hormônios dentários podem apoiar estudos médicos, forenses e arqueológicos”.


Fonte: CNN Brasil


Postagem Anterior Próxima Postagem