Confira 7 dicas para combater a ansiedade e ter mais saúde

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, em 2019, apontaram o Brasil como o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo

Foto: Freepik

A ansiedade é considerada uma reação emocional comum e está presente em diversas situações ao longo da vida. Sentir ansiedade é como um sinal de alerta para o corpo e a mente em caso de perigo. Porém, ela se torna um transtorno quando acontece de forma exagerada e persistente.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados em 2022, a pandemia levou a um aumento de 26% nos casos de transtorno de ansiedade em todo o mundo.

Dados da OMS, do ano de 2019, também apontaram o Brasil como o país com o maior número de pessoas ansiosas. Ao todo, são 18,6 milhões de brasileiros com o transtorno.

Se você é uma dessas pessoas, confira abaixo 7 dicas que podem ajudar a controlar os sintomas, em combinação ou não com o tratamento farmacológico (com remédios).

1. Pratique atividade física

A prática de atividade física é benéfica à saúde de forma geral e também pode ajudar a diminuir os sintomas da ansiedade.
"Primeiramente, [os exercícios] distraem e fazem com que você, obrigatoriamente, viva o presente, uma etapa importante para reverter esse quadro. Além disso, eles liberam hormônios [endorfina e serotonina, por exemplo] que ajudam nessa melhora, apresentando também um componente químico e mais palpável", explica Miriam Bobrow, psicóloga familiar.

A recomendação da OMS é uma prática semanal de 150 minutos. Ou seja, de segunda a sexta-feira, ao menos 30 minutos de exercício por dia.

2. Priorize seu sono

O sono é um processo indispensável para manter as funcionalidades do corpo humano e está diretamente relacionado à ansiedade — é uma via de mão dupla.

Um sono de má qualidade aumenta a produção do cortisol, considerado o hormônio do estresse. Sendo assim, é indispensável evitar as noites maldormidas

3. Escolha um hobby

Os hobbies funcionam como uma distração, espécie de válvula de escape, em momentos em que os sintomas da ansiedade estão intensos, ou até mesmo para evitar as preocupações do dia a dia.
"Faça algo que lhe dê prazer; hábitos e hobbies que estimulam a socialização e são percebidos como prazerosos podem ser aliados no combate à ansiedade", relata Kaê Leopoldo, psicólogo, doutor em neurociências e pesquisador de pós-doutorado do IPq-FMUSP (Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)

Entre bons exemplos estão a meditação, os jogos de tabuleiro, a prática de luta ou pilates, a leitura ou a pintura. Ao escolher um hobby, e também em outros momentos, invista na socialização e "não tenha medo de se expor".

4. Busque uma distração

Procurar uma distração durante uma crise de ansiedade é essencial. A prática é chamada de distração cognitiva e consiste, basicamente, na mudança de foco para situações agradáveis.
"Afaste os pensamentos ruins por meio de qualquer 'distração', [como] um filme, um livro. De preferência, procure atividades que tragam felicidade e relaxem ao mesmo tempo", aconselha Miriam.

Em alguns casos, também é possível distrair-se com tarefas que exigem mais atenção, como contar de um até cem em outra língua, cantar sua música preferida ou organizar pequenas listas em ordem alfabética — de objetos que estão no ambiente, por exemplo.

Vale ressaltar que encontrar amigos e familiares também pode funcionar como uma distração

5. Evite álcool e drogas

O efeito do álcool e das drogas, além de ser negativo em questões de saúde, não pode ser considerado um "remédio" para a ansiedade.
"Eles só pioram o quadro de ansiedade, mesmo que inicialmente possam parecer estar ajudando a diminuir os sintomas", alerta Leopoldo.

Esse alívio momentâneo pode se transformar, posteriormente, em crises ainda mais fortes (quando o efeito passa). Para além desse risco, depender do álcool ou drogas para combater os sintomas pode exigir um consumo cada vez maior e, consequentemente, levar ao vício

6. Evite as redes sociais

Fugir o máximo possível de situações que geram ansiedade, como ficar muito tempo nas redes sociais, ajuda no controle dos sintomas.

A constante comparação com outras pessoas, a necessidade de compartilhar a vida nas redes e a busca pela validação de outros indivíduos (por meio das curtidas, por exemplo) podem piorar a ansiedade.
"É bom evitar as redes sociais, que podem, mesmo que inconscientemente, trazer mais pressão e pensamentos negativos", afirma Miriam.

7. Faça terapia

A procura por ajuda especializada é, sempre, fundamental. A terapia, em especial, é muito útil àqueles que não se sentem confortáveis para se abrir com amigos e familiares.
"É uma ótima maneira de pôr esses sentimentos para fora e, ao mesmo tempo, se conhecer melhor. Para isso, basta procurar um bom psicólogo que auxilie você nesse processo", explica Miriam.

Não há cura para a ansiedade, portanto a terapia também funciona como um guia ao paciente — por exemplo, definindo as melhores técnicas de controle dos sintomas — e, ao mesmo tempo, estimula o autoconhecimento.

Fonte: Folha Vitória
 
Postagem Anterior Próxima Postagem