Cores que esgotam: ESTA cor específica pode afetar seu nível de cansaço mental

Existe uma cor específica que pode estar contribuindo para o seu cansaço e, talvez, ainda não tenha notado tamanha influência.

Optar pela cor certa em um ambiente pode ser um verdadeiro desafio, como todos aqueles que já passaram pelo processo de escolha de cores podem confirmar. Com uma infinidade de opções e sutis nuances a serem compreendidas e superadas, esse caminho pode se tornar uma verdadeira armadilha.

Além da questão “qual cor é mais estressante?”, também somos frequentemente questionados sobre “qual cor é mais cansativa?”. Segundo os psicólogos de cores, o tom amarelo brilhante é uma cor que pode causar cansaço mental para quem está no ambiente. Entenda o porquê!

Amarelo brilhante é a cor que mais causa cansaço mental

Decorar utilizando o amarelo não é completamente desfavorável, especialmente quando usado como cor de destaque em ambientes residenciais. Essa cor também carrega diversas conotações positivas, mas depende de como vai ornar com a decoração.

Nesse contexto, psicólogos de cores, decoradores e especialistas revelam por que o amarelo brilhante pode ser considerado cansativo e oferecem dicas sobre como utilizar tons de amarelo mais suaves de forma agradável e menos estimulante.

Isso inclui a utilização da roda de cores para criar combinações de cores impactantes, o uso do amarelo como tonalidade de destaque e sugestões de variações que proporcionem um esquema de decoração equilibrado, que não sobrecarregue o ambiente.

A descoberta de que o amarelo é considerado a cor mais cansativa pode ser surpreendente, mas existe uma explicação por trás dessa percepção. Embora seja comumente afirmado que o amarelo pode elevar a autoestima e a confiança, ambientes onde essa cor predomina podem ser visualmente exaustivos e irritantes para algumas pessoas.

De acordo com Karen Haller, especialista em psicologia das cores, professora e autora do best-seller “The Little Book of Color”, o tom errado de amarelo, ou o seu uso excessivo, pode resultar em sentimentos de irritação, ansiedade elevada, nervosismo e depressão.

O amarelo é considerado uma das cores psicologicamente primárias e está relacionado às emoções do sistema nervoso. Em casos extremos, o amarelo pode até desencadear sentimentos suicidas.

O que fazer, então, se você gosta de amarelo? A indicação é estabelecer detalhes que possam ornar com uma cor primária, sem estabelecer o amarelo brilhante como a cor principal.

Fonte: Escola Educação

Postagem Anterior Próxima Postagem