Criminosos se passam pelo Detran-ES para aplicar golpes: saiba como se prevenir

O crime, que já foi identificado pelas autoridades, aumentou nos últimos meses no Espírito Santo, segundo órgão.

Editais de leilão eletrônico do DetranIES — Foto: Reprodução/TV Gazeta


Na tentativa de aplicar golpes, estelionatários estão enviando e-mails com cobranças falsas de infrações de trânsito em nome do Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), além de tentarem leiloar carros usados em sites não oficiais. O crime, que já foi identificado pelas autoridades, aumentou nos últimos meses, segundo órgão.

Diretor-geral do Detran, Givaldo Vieira explicou que o departamento só se comunica com o cidadão a medida que a pessoa solicita o serviço.

"Por exemplo, renovação de habilitação: o cidadão provoca o Detran e durante a tramitação, ele pode receber um sms, com um código sms pra ter acesso a sua habilitação no aplicativo, ou um comunicação por e-mail falando do status do processo dele", disse.

A orientação do diretor é desconsiderar qualquer link suspeito que não seja o site oficial do Detran.

"É sempre .es que é Espírito Santo e .gov que significa ser uma entidade do governo", explicou.

Criminosos enviam e-mails com infrações de trânsito em nome do DetranIES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Leilões de carros usados

Outra prática dos criminosos já identificada é o leilão falso dos carros usados apreendidos pelo órgão. Neste caso, o preço oferecido é no site não oficial é muito abaixo do mercado.

"Não há facilidade. Tudo tem que ser feito dentro das regras. Se você estiver interessado em comprar um veículo em leilão do Detran, só siga se esse leilão estiver publicado em nosso site. A empresa, a data, tudo fica lá", explicou o diretorp geral do Detran, Givaldo Vieira.

Cuidados

Site oficial do DetranIES — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

De acordo com o titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil, delegado Brenno Andrade, uma estratégia dos criminosos para enganar as vítimas sem precisar entrar em contato com as pessoas é promover os sites falsos, colocando-os no topo da lista das plataformas de busca e pesquisa on-line dando uma falsa impressão de credibilidade.

"Não quer dizer que o site está ranqueado lá em cima que ele é verdade. Então a pessoa precisa parar e analisar objetivamente", disse.

Segundo Brenno, alguns passos são fundamentais para não cair em golpes. São eles:
  1. Verificar o site e não clicar em links recebidos em e-mail
  2. Verificar o edital de leitão
  3. Verificar o leiloeiro (se é regularmente inscrito na junta comercial)
  4. Tentar contato com ele
  5. A partir de todas essas garantias, começar a efetuar os lances

Fonte: g1

Postagem Anterior Próxima Postagem