ES terá chuva acima da média e queda de temperatura no fim de maio


O Espírito Santo terá chuva acima da média neste mês e um frio bem leve deve chegar ainda no final de maio, então ainda não é a hora de colocar as botas e o cachecol. A previsão é do Climatempo, que informou que o mês começou com a passagem de uma frente fria pelo Estado, que provocou chuva e muita nebulosidade.

A empresa esclareceu que uma área de baixa pressão atmosférica ficou sobre parte do Sudeste e por isso ainda houve muita nebulosidade e chuva sobre o território capixaba e o leste de Minas Gerais no feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador.

A baixa pressão atmosférica se afasta a partir desta quinta-feira (04) e a primeira semana de maio termina com mais sol e calor. O litoral pode ter chuva passageira e uma nova frente fria deve chegar ao Estado no domingo (7), causando novo aumento de nebulosidade e pancadas de chuva.

“O mês terá várias frentes frias passando pelo Estado, renovando as áreas de instabilidade. Por isso, a previsão do Climatempo é de que o mês termine com volumes de chuva um pouco acima da média normal para maio em todo o território”, disse Josélia Pegorim, meteorologista do Climatempo.

Segundo cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média de chuva em maio varia de 60 mm a 80 mm na maioria das áreas do Espírito Santo.

Na divisa com Minas Gerais, no extremo-oeste, a média é um pouco menor, variando de 40 mm a 60 mm.

Para Vitória, a média de chuva normal para maio é de 92,4 mm. A média normal de temperatura máxima é de 28°C e a média normal de temperatura mínima em maio é de 21,1°C

Também segundo Pegorim, as frentes frias de maio não vão trazer muito ar frio. A queda de temperatura mais acentuada deve ocorrer no fim do mês.

Por isso, mesmo com a presença da nebulosidade e da chuva frequente, que naturalmente causa uma redução da temperatura, maio de 2023 deve terminar com temperaturas um pouco acima da média em todo o Estado, por causa da falta de ar frio de origem polar intenso.

Fonte: Climatempo / FV


Postagem Anterior Próxima Postagem