ES terá Dia D neste sábado para vacinação contra a gripe

Até esta quinta-feira (4), o Espírito Santo alcançou uma cobertura de apenas 24% dos grupos prioritários. Crianças e professores são os que menos foram imunizados

Foto: Reprodução/Freepik

Prevista para encerrar no dia 31 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe no Espírito Santo ainda está longe de alcançar a meta de imunização de 90% preconizada pelo Ministério da Saúde. Até o momento, pouco mais de 270 mil doses da vacina foram aplicadas no Estado e uma cobertura de 24% dos grupos prioritários, segundo informações divulgadas no Painel Vacina e Confia.

Para ampliar a cobertura, no próximo sábado (6), acontece o Dia D de mobilização em todo o Estado. A expectativa é de vacinar 68 mil pessoas em 62 municípios capixabas.

“Dos grupos prioritários com meta vacinal, ainda não alcançamos a metade da cobertura ideal nesses primeiros 30 dias de campanha. O dia D é para poder facilitar a ida à unidade de saúde de quem ainda não pôde comparecer durante a semana, oportunizando a vacinação a todos os grupos e, assim, influenciar também na nossa cobertura. Por isso, é importante a adesão de todos”, orientou o subsecretário de Estado de Vigilância da Saúde, Orlei Cardoso.

Somente esse ano o Estado registrou 5 mortes por Influenza. Além disso, o outono e a proximidade do inverno, épocas mais frias do ano, são o período em que é registrado um aumento nos casos da doença.

Ampliação de novos grupos

Além dos professores já contemplados, foi ampliada a vacinação para todos os trabalhadores da educação do Ensino Básico e Superior (público e privado)

Ainda de acordo com o subsecretário, em relação às doenças cardíacas crônicas, contempla também pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica, independentemente da classificação da Hipertensão.

Saiba quem pode se vacinar contra a gripe

Os grupos prioritários para vacinação contra a influenza são formados por crianças (6 meses a menores de 6 anos); gestantes; puérperas; pessoas com 60 anos e mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; comorbidades (listadas na NT/MS sobre bivalente); adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais); funcionários do sistema de privação de liberdade.

Também fazem parte dos grupos professores; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; pessoas com deficiência; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbanos e de longo curso; e trabalhadores portuários.

Além deles, segundo a Resolução CIB Nº 039/2023, para além dos professores já contemplados, ampliam-se a todos os trabalhadores da educação do Ensino Básico e Superior (público e privado). Em relação às doenças cardíacas crônicas, contempla também pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica, independentemente da classificação da Hipertensão.

É importante lembrar que a meta de 90% de cobertura vacinal está vinculada aos grupos de crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde, que são aqueles que têm mais chances de adoecimento e casos graves de gripe.

Veja números da cobertura no ES

Até esta quinta-feira (04), o Estado alcançou 24% na cobertura. Veja por grupos:

- Crianças (16%);

- Gestantes (23%);

- Puérperas (19%);

- Idosos com 60 anos e mais (29%);

- Povos indígenas (20%);

- Professores (16%);

- Trabalhadores da saúde (28%).

Fonte: Folha Vitória

Postagem Anterior Próxima Postagem