Feriados em 2023: veja os próximos dias de descanso prolongado

Restam cinco feriados nacionais ainda neste ano, além de pontos facultativos, que podem garantir um bom dia de descanso ao trabalhador

Foto: Towfiqu barbhuiya | Pexels

O ano de 2023 foi bem generoso em relação aos feriados. Só em abril e no início de maio, foram três folgas prolongadas em todo o país: Sexta-Feira Santa (7 de abril), Tiradentes, no dia 21 do mesmo mês e o Dia Internacional do Trabalho, celebrado no dia 1º de maio.

Essas datas enchem os olhos de trabalhadores, uma vez que as celebrações costumam enforcar alguns dias a mais da semana, o que aumenta o período de descanso.

A verdade é que, para a tristeza de alguns, os feriados prolongados de 2023 já acabaram, o que não significa que ainda não há dias de folga no horizonte.

Ainda este ano restam cinco feriados nacionais, além de pontos facultativos, que podem garantir um bom dia de descanso ao trabalhador. São eles:

7 de setembro (Dia da Independência do Brasil)
12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida)
2 de novembro (Dia de finados)
15 de novembro (Proclamação da República)
25 de dezembro (Natal)

Já os pontos facultativos acontecem no dia 8 de junho (Corpus Christi), 28 de outubro (Dia do Servidor Público) e 20 de novembro (Dia da Consciência Negra). Alguns capixabas podem curtir um descanso ainda neste mês de maio, com o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense, que acontece no próximo dia 23.
Feriados afetam o comércio

Muitas pessoas aproveitam os feriados para botar o pé na estrada, viajar para um local diferente e fugir da agitação das grandes cidades durante o período de descanso.

Acontece que essa movimentação causa uma desaceleração do comércio local, inclusive no Espírito Santo, principalmente quando as datas são prolongadas, como aconteceu em abril, quem explica é o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), José Carlos Bergamin.

"Os feriados ajudam a alguns poucos setores do comércio, mas o todo perde muito. A perda de abril foi em torno de 7% devido os feriados prolongados. E os prejuízos são, também, para a indústria, logística e muitos e setores de serviços", disse.

"As consequências são mais prejuízos para o comércio, pois, a queda da produção diminui, também, a renda das famílias que perdem poder de compra", complementou.

Ainda segundo Bergamin, apesar da diminuição em abril, o resultado deste ano representou uma melhora de 1,7% em relação ao mesmo período em 2022. Mas ele alerta que o comércio sempre sente o impacto dos feriados prolongados quando o assunto é venda e procura, mas que o turismo é aquecido no Estado.

"Perde em todos os feriados. O comércio perde mais nos prolongados. O turismo ganha com os prolongados porque permite às pessoas viajarem".

Apesar do panorama negativo em feriados, o Bergamin afirma que o comércio espera ansioso pelo Natal, uma vez que a data é sempre um período de ótimas vendas no Espírito Santo.

"Somos muito compensados pelas vendas antes do Natal. E como é um período de férias e turismo, os dias pós-Natal são de boas vendas", disse.

Fonte: Folha Vitória

Postagem Anterior Próxima Postagem