Funcionária denuncia empresa por barrar 'petistas, comunistas e pessoas do candomblé' em entrevista de emprego

A denúncia foi feita ao Ministério Público do Estado (MPCE) em abril de 2023. A empresa já foi alvo de outra denúncia em 2022 quando uma funcionária disse ao g1 ter sido demitida após não declarar voto em Bolsonaro.

Empresa orienta barrar petistas e comunistas em entrevista de emprego — Foto: Reprodução

A empresa de coaching Febracis, com matriz em Fortaleza, foi denunciada por prática de racismo e injúria racial. A denúncia foi feita ao Ministério Público do Estado (MPCE) em abril de 2023. Segundo a denúncia, durante uma reunião ocorrida em 27 de outubro de 2022, uma funcionária fez um registro do slide que continha: "petistas, comunistas ou pessoas que fazem parte de religiões como candomblé e etc".

A reunião, conforme o denunciante, era sobre como contratar alguém com a “Cultura Febracis” e nesse slide era dito que não se deve contratar pessoas do tipo. Na denúncia o denunciante reforça que a amiga trabalha na empresa, porém que a mesma tinha medo de fazer a denúncia por conta de medo de perder o emprego.

"Sei que se trata de uma empresa privada, mas isso é um absurdo, pessoal. Um preconceito sem tamanho, em especial contra pessoas que são de religiões com matrizes africanas", relata o denunciante.

Em nota, a Febracis afirma que é "terminantemente contrária a qualquer tipo de assédio e respeita as pessoas como elas pensam e são bem como suas diferentes ideologias, culturas, religiões e formas de expressão".

"A diversidade faz parte da cultura organizacional e o processo seletivo estruturado com base em competências. A empresa está instaurando um processo interno para a devida apuração dos fatos", acrescenta a empresa.

A empresa foi denunciada em outubro de 2022 por uma funcionária que afirmou ter sido demitida da franquia da empresa após não declarar voto em Bolsonaro. Na época, ao g1, a funcionária afirmou que se posicionou a favor do Lula nas eleições presidenciais daquele ano.

Núcleo em 40 cidades do país

Fundada no Ceará em 1998, a empresa inicialmente se chamava Instituto Paulo Vieira, mas mudou de nome em 2009. A companhia tem matriz em Fortaleza e São Paulo e núcleos em mais de 40 cidades do país, além de Estados Unidos, América, África e Europa, conforme site institucional.

De acordo com o site, a atuação da empresa é "destaque no mercado por transformar vidas através do coaching integral sistêmico". Tal método é atribuído a Paulo Vieira, fundador do instituto e dito como "um dos mais conceituados coaches do Brasil".

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), através de sua Ouvidoria, disse ao g1 que recebeu uma denúncia sobre prática de racismo e injúria racial em uma Instituição de Coaching localizada em Fortaleza.

A OAB-CE disse que os fatos são analisados por setores internos da OAB Ceará, como Presidência, Ouvidoria, Procuradoria Jurídica e Comissão de Direitos Humanos, que também estarão notificando a empresa denunciada para manifestação.

"E caso haja comprovação criminal, informamos que a OAB-CE irá encaminhar providências aos órgãos responsáveis para apuração dos fatos", reforçou o órgão.

Fonte: g1

Postagem Anterior Próxima Postagem