George Santos, brasileiro deputado nos EUA, é detido em NY


O deputado republicano dos Estados Unidos George Santos, o filho de brasileiros que admitiu ter mentido sobre seu currículo, foi detido nesta quarta-feira (10), informou o Departamento de Justiça.

Santos, que responde a 13 acusações na Justiça por fraude, lavagem de dinheiro e roubo de fundos públicos, se entregou nesta manhã em um tribunal de Nova York, ainda segundo o Departamento de Justiça norte-americano.

Promotores federais também acusam Santos - que nasceu em Nova York mas é filho de brasileiros e já morou no Rio de Janeiro - de usar dinheiro público e arrecadações de um suposto fundo para despesas pessoais, incluindo comprar roupas de grife (leia abaixo todas as acusações contra Santos).

George Santos, de 34 anos, foi eleito deputado nos EUA em novembro do ano passado pelo Partido Republicano. Sua eleição chamou a atenção por ele ser o primeiro republicano abertamente gay a concorrer e conquistar um assento na Câmara de Deputados do país.

Logo após sua eleição, no entanto, o jornal "The New York Times" e outros meios de comunicação revelaram que ele havia inventado quase todos os aspectos de sua vida pessoal e profissional, prinicipalmente lugares onde ele estudou e trabalhou nos EUA e detalhes sobre a trajetória de sua mãe (leia mais abaixo).

Santos reconheceu que mentiu, mas minimizou o caso e disse que não renunciaria.

Na terça-feira (9), o caso entrou oficialmente na esfera judicial, quando promotores federais apresentaram acusações criminais contra Santos, pela primeira vez desde que o caso veio à tona.

As acusações

A denúncia da Procuradoria contra Santos apresentada à Justiça inclui 13 acusações:
  • Sete acusações de fraude eletrônica, incluindo ter recebido irregularmente um auxílio do governo durante a pandemia a desempregados - segundo os promotores ele recebeu mais de US$ 24 mil (cerca de R$ 118 mil) em seguro-desemprego quando na verdade estava trabalhando em uma empresa de fundos de investimentos.
  • Três acusações de lavagem de dinheiro;
  • Uma acusação de roubo de fundos públicos;
  • Duas acusações de mentir à Câmara dos Deputados.

Uma comissão da Câmara dos Deputados dos EUA também investiga as acusações. Nesta quarta, após a detenção, o líder do Partido Republicano no Congresso norte-americano disse que a sigla vai esperar o desenrolar do processo judicial para estudar ações contra o deputado brasileiro.

Segundo o jornal "The New York Times", Santos pode ser liberado caso pague fiança e se comprometa a comparecer ao tribunal sempre que solicitado.

As mentiras

Santos colocou uma série de mentiras em seu currículo, apresentado à Justiça eleitoral norte-americana ao se candidatar e que ele divulgou em diversas entrevistas durante a campanha eleitoral. Entre outras mentiras, Santos disse:
  • Ter diplomas da Universidade de Nova York e do Baruch College, apesar de nenhuma das instituições ter registro de sua frequência.
  • Ter trabalhado nos bancos Goldman Sachs e Citigroup
  • Que é judeu e que seus avós escaparam dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
  • Que sua mãe foi uma dos sobreviventes do atentado contras as Torres Gêmeas de Nova York em 2001.
Além das informações falsas, Santos não revelou ainda que foi casado com uma mulher por vários anos, terminando em 2019.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem