INSS divulga resultado final do concurso para técnico


Seleção teve duas etapas envolvendo provas e curso de formação. São 1.000 vagas para o cargo de técnico do seguro social e o salário é de R$ 5.905,79.


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o resultado final do concurso público para 1.000 vagas de técnico do seguro social.


A seleção teve duas etapas e começou em 2022. A primeira envolveu a aplicação de um exame e ocorreu no dia 27 de novembro. No caso da Gerência Executiva de Guarulhos, as provas precisaram ser remarcadas para 11 de dezembro.

A segunda e última fase da seleção consistiu em curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório, que foram realizados entre março e abril deste ano.


O edital publicado na quarta-feira (3) traz:
  • resultado final nas provas discursivas do curso de formação;
  • cargo/Gerência Executiva do INSS, número de inscrição, nome do candidato em ordem alfabética, nota final na questão 1 da prova discursiva, nota final na questão 2 da prova discursiva e nota final na prova discursiva.
As justificativas da banca para analisar os recursos contra o resultado provisório na prova discursiva do curso de formação estarão à disposição dos candidatos a partir de 10 de maio, no site do responsável pelo concurso.

O concurso teve o total de 1.023.494 de inscritos - média de 1.023 candidatos por vaga. No entanto, por localidade, a concorrência passa de 5 mil pessoas por vaga em São Paulo e no Distrito Federal - veja aqui a demanda por locais de vagas.

O cargo de técnico do seguro social do INSS exige nível médio de escolaridade. O salário é de R$ 5.905,79.


Do total de vagas, 98 são destinadas a pessoas com deficiência e 200 a pessoas negras.

Os aprovados serão convocados, de acordo com a classificação, para trabalhar nas 1.598 agências da Previdência Social espalhadas pelo país. Ou seja, eles serão lotados em qualquer agência pertencente à gerência executiva do INSS à qual optou por concorrer.

Clique aqui para ver a relação completa de agências no país por gerência executiva.

Entre as atividades que serão executadas pelos técnicos estão o atendimento ao público, orientação, informação e conscientização previdenciária e ações relacionadas ao reconhecimento de direitos previdenciários.

Locais das vagas

As vagas são para as seguintes 97 gerências executivas localizadas em todas as unidades da Federação:
Veja abaixo a distribuição das vagas por estado:
Fonte: G1 



Postagem Anterior Próxima Postagem