Marcas Ícones 2023: vencedores serão premiados nesta quinta (18)

Empresas mais lembradas foram apuradas pela pesquisa da Kantar. Estudo revela força das marcas regionais e constância de algumas delas na memória do consumidor


As empresas mais lembradas de 2023 serão conhecidas nesta quinta-feira (18), quando será divulgada a pesquisa Marcas Ícones durante evento de premiação no Espaço Patrick Ribeiro Airport, em Vitória. O estudo é realizado há 12 anos pela Rede Vitória, em parceria com a Kantar, e faz um levantamento das marcas mais lembradas em 80 segmentos do mercado capixaba, entre 12 macrocategorias.

Foto: Everton Nunes

A noite de premiação vai reunir representantes das empresas mais lembradas, de agências e do mercado da comunicação capixaba.

“A pesquisa Marcas Ícones é um estudo de lembrança de marca totalmente consolidado no mercado capixaba. Por meio dele, agências de publicidade, profissionais de marketing e gestores de comunicação conseguem avaliar se suas estratégias são assertivas e se a escolha dos parceiros de mídia têm atendido suas expectativas. Os resultados são bússolas, balizadores para o trabalho de marcas e empresas e, cada vez mais, evidenciam o quanto ser uma marca próxima, empática e sensível aos temas atuais colabora para sua lembrança pelas pessoas”, diz o diretor-executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni.

Foto: Everton Nunes

A publicitária, consultora de Estratégia para Marcas, professora de Publicidade e Propaganda e diretora-executiva da APP Vitória, Carine Cardoso, ressalta que iniciativas que reconhecem empresas, como Marcas Ícones, são importantes tanto para o consumidor quanto para a indústria da comunicação.

“O consumidor consegue, por meio desses prêmios, identificar confiança e qualidade, atributos importantes na tomada de decisão de compra. Para as marcas, ganha-se relevância, percepção de qualidade e pertencimento, sobretudo quando as premiadas são marcas regionais, próximas aos capixabas e presentes em suas vidas. Além disso, as marcas premiadas devem ter ainda mais responsabilidade nas ações de negócio e de marketing para a construção de marca, afinal, os consumidores tendem a exigir melhores práticas e transparência. Não é sobre falar ou exibir um selo, mas sim sobre agir e transformar”, afirma a especialista.

Foto: Everton Nunes

Marcas regionais e a importância de ser lembrado

A pesquisa Marcas Ícones revelou que as marcas regionais são um sucesso, e estar na mente do consumidor é um dos pilares para a construção de uma marca forte.

Quem afirma isso é Ariel Lourenço dos Santos, gerente de Atendimento da Kantar e responsável pela pesquisa Marcas Ícones. De acordo com ele, as marcas locais são, mais uma vez, um dos grandes destaques da pesquisa.

“Temos mais uma vez diversas categorias, desde produtos de consumo do dia a dia até serviços e varejo, com marcas locais destacando-se de forma consistente, muitas vezes como top of mind, mas também como segunda ou terceira mais citada. Isso ressalta a conexão que essas marcas têm com os consumidores da Região Metropolitana de Vitória”, explica.

Foto: Everton Nunes


Marca top of mind de 2023, o Sal Globo registra um dos maiores índices de lembrança em Marcas Ícones desde a primeira edição da pesquisa. A diretora da Brasisal, empresa responsável pelo produto, Maria Izabel Braga Ferlin, ressalta que, por estar tantas vezes consecutivas em primeiro lugar na memória das pessoas, o Sal Globo, sem dúvida, está no coração dos capixabas.

Foto: Divulgação

“É muito gratificante perceber que nós participamos da vida dos capixabas. Seja na casa de um amigo, no carrinho de pipoca em frente à escola, no churrasco da faculdade, no milho da praia e até mesmo nos restaurantes. Tudo isso se deve a uma história de trabalho, tradição e respeito. Essa premiação nos ajuda a enxergar a trajetória do mercado capixaba. Todas as informações são valiosas e trazem oportunidade aos negócios. Sempre estaremos voltados à conquista do consumidor, pois a opinião, a satisfação e o retorno dele são muito importantes para nós”, revela Maria Izabel.

Mais sobre a pesquisa Marcas Ícones, como seus resultados, metodologia e histórias de cada uma das empresas lembradas, pode ser conferido no hotsite especial do projeto. No dia 18 de junho, domingo, às 10 horas, será exibido o programa especial com a cobertura do evento de premiação.

Fonte: Folha Vitória

Postagem Anterior Próxima Postagem