Nasa alerta sobre asteroide de 200 metros que passará próximo à Terra

2023 CL3 viaja a uma velocidade de mais de 82 mil quilômetros por hora e está no grupo de possíveis ameaças ao planeta

Foto: REPRODUÇÃO/TWITTER/@UKRAINIK

Um asteroide de 200 metros de diâmetro está perigosamente se aproximando da Terra a uma velocidade de mais de 82 mil quilômetros por hora, o suficiente para causar um desastre global, caso colida com o planeta. Fato que preocupa a Nasa.

O meteoro, chamado de 2023 CL3, foi classificado como um dos “que se aproximam da Terra” — grupo de rochas espaciais que passam a, no máximo, 6,4 milhões de quilômetros de distância, são maiores do que determinado tamanho e precisam ser acompanhadas constantemente.

Espera-se que o 2023 CL3 passe pelo planeta em 24 de maio, a uma distância de pouco menos de 6 milhões de quilômetros. É previsto que só será possível avistar o asteroide com telescópios, mas a distância é considerada relativamente pequena em astronomia.

A agência espacial dos Estados Unidos estuda constantemente métodos de defesa contra meteoros que possam atingir o planeta. Para isso lançou sua missão Double Asteroid Redirection Test, no ano passado, experimento que comprovou a possibilidade de satélites alertarem sobre a órbita de asteroides.

Essas medidas foram tomadas após o CEO da SpaceX, Elon Musk, publicar sua preocupação sobre possíveis colisões com a Terra. Ele disse que se uma grande rocha entrar em rota de colisão conosco, no futuro, não teremos defesa.

Fonte: Portal R7

Postagem Anterior Próxima Postagem