Nova Venécia e mais 03 cidades do ES registram casos suspeitos de gripe aviária em aves migratórias


As aves foram encontradas com vida, porém debilitadas, nos municípios de Nova Venécia, Itapemirim, Linhares e Vitória.

Secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, fala dos casos durante a coletiva de imprensa 

Quatro novos casos suspeitos de gripe aviária no Espírito Santo estão sob investigação. A informação foi divulgada no fim da tarde da quinta-feira (18), durante coletiva de imprensa na Secretaria de Estado da Agricultura (SEAG).

Os casos suspeitos estão em análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA/SP), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que são de quatro novas aves que apresentaram sintomatologia suspeita de influenza aviária (vírus H5N1). 

Os animais são todos da espécie trinta-réis de bando e foram localizados nos municípios de Nova Venécia, Itapemirim, Linhares e Vitória.

Como parte dos procedimentos previstos no Plano Nacional de Vigilância de Influenza Aviária, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES) está mapeando as áreas do foco e realizando vistorias nas propriedades.

De acordo com a Gerência de Defesa Sanitária Animal do Idaf, o objetivo é proceder a vigilância clínica, direcionando os servidores para ações de monitoramento e de busca ativa de animais com sintomas compatíveis com a doença. Ações de educação sanitária também estão sendo realizadas junto aos produtores rurais.

Conforme Portaria Mapa nº 572, de 20 de março de 2023, estão proibidos eventos de aglomeração de aves vivas e acesso a piquetes nas produções caipiras em todo o País como forma de prevenir a disseminação da doença.

Transmissão para pessoas

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informa que, desde o dia 16 de maio, equipes da Vigilância em Saúde da Sesa, juntamente com o Idaf/ES, realizam investigação de campo em Vitória, Cariacica e Marataízes para identificar pessoas que tiveram contato com aves contaminadas.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, foram identificados 33 possíveis expostos no Parque Fazendinha, sendo que um deles está em isolamento em sua própria residência, sem sintomas gripais e monitorado pelo município. O período de vigência de isolamento termina nesta sexta-feira (19), caso ele permaneça sem sintomas gripais.

A Sesa esclarece que as pessoas que tiveram contato com as aves diagnosticadas com a gripe aviária (vírus H5N1) devem ser monitoradas e manter o isolamento social se apresentarem sintomas gripais pelo período de dez dias a partir do contato com a ave contaminada ou com suspeita de contaminação.

Orientação

A população deve evitar estritamente contato com aves doentes ou mortas, incluindo aves silvestres e, ao avistar essas situações, acionar imediatamente o Idaf no município (www.idaf.es.gov.br/contatosidaf) ou fazer a notificação pelo e-Sisbravet (https://sistemasweb4.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormularioInternet.action).

Todas as ações estão sendo desenvolvidas em estreito alinhamento com os demais órgãos do Governo do Estado, como a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), a Secretaria da Saúde e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), além do Ministérios da Agricultura e Pecuária e da Saúde e as representações do setor produtivo da avicultura comercial.


Da Redação / Com informações da Seag



Postagem Anterior Próxima Postagem