Objeto que caiu do céu e atingiu carro pode ser lixo espacial e poderia matar pessoa, dizem especialistas

O g1 conversou com o analista de planejamento de manutenção de aeronaves e professor no curso de manutenção de aeronaves da ETEC Eduart Macena e com Daniel Mello, que é astrônomo do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O objeto cilíndrico de metal e com temperatura bastante quente que atingiu um carro em Santos, no litoral de São Paulo, pode ser lixo espacial, segundo especialistas ouvidos pelo g1. Com a velocidade da queda, o artefato amassou e disparou o alarme do veículo, que estava estacionado.

Em entrevista ao g1 nesta terça-feira (16), o analista de planejamento de manutenção de aeronaves e professor da ETEC Santos Dumont, Eduard da Macena, afirmou acreditar se tratar de um objeto que veio do espaço. "Pela altura que caiu, é bem provável. Lixo espacial cai praticamente todo dia na Terra".

Daniel Mello, que é astrônomo do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), segue a mesma linha de raciocínio. "É muito válida essa possibilidade [de lixo espacial]".

Segundo ele, há muito lixo espacial orbitando a Terra e a tendência é que problemas dessa natureza aconteçam com mais frequência. "Hoje, você olha para o céu e consegue detectar a olho nu, no começo da noite ou no final da noite, duzentos satélites fazendo órbita em torno da Terra", Ele destacou que muitas dessas máquinas são desativadas e, consequentemente, viram lixo espacial.

"Vai se tornar cada vez mais comum esses fragmentos despencarem em direção à superfície da Terra. Para nossa sorte, nossa atmosfera consegue barrar os pequenos fragmentos, mas os maiores pedaços acabam caindo [ inclusive em área urbana]", disse Mello.

Formato cilíndrico que ficou no carro após queda de objeto em Santos, SP — Foto: Arquivo Pessoal

Mello e Macena não acreditam que o elemento seja de alguma aeronave. Para o professor da ETEC, inclusive, as possibilidades são quase inexistentes. "Eu acho muito improvável. Para ter certeza, teria que fazer uma pesquisa, mas as chances são bem baixas", explicou.

Temperatura

Com relação a temperatura muito alta, o analista disse que isso ocorre devido a queda ser de altíssima velocidade junto ao atrito do ar. "Se tivesse atingido a cabeça de alguém poderia matar. Ainda bem que não atingiu ninguém", comentou Macena.

O professor explicou que atualmente há diversos estudos para diminuir o lixo espacial que está em órbita. "Esse objetos estão atrapalhando tanto lançamento de foguetes como novos satélites. E quando caem, costuma ser no mar, onde temos a maior porção de espaço", finaliza.

Objeto não identificado cai em carro e temperatura assusta morador em Santos, SP — Foto: Arquivo Pessoal

O caso

Um objeto cilíndrico de metal e com temperatura bastante quente atingiu um carro em Santos, no litoral de São Paulo. Com a velocidade da queda, o artefato amassou o teto e disparou o alarme do veículo, que estava estacionado na garagem de uma residência. De acordo com o bancário Marcel de Camargo, o objeto estava fervendo e não foi possível pegá-lo com a mão.

Em entrevista ao g1, Marcel afirmou que estava em casa, localizada no bairro do Embaré, quando escutou um barulho semelhante a uma explosão.

"Estava comendo dentro de casa e escutamos um estrondo muito forte. Na sequência, o alarme do carro disparou. Quando olhei na garagem vi o teto do meu carro amassado e um pouco fundo. Achei que alguém pudesse ter jogado algo pelo lado de fora, mas acabei observando o desenho de um círculo marcado e, no mesmo momento, conclui que a peça deve ter caído do céu", afirma.

Ainda de acordo com o bancário, o metal estava caído no chão, ainda extremamente quente. "Não dava para encostar com a mão. Ainda bem que não pegou na cabeça de ninguém, pois poderia ser fatal. Mas isso não aconteceu e estamos bem", diz.

Dia seguinte

O bancário explica que, no dia seguinte ao aparecimento da peça, a esposa dele foi ver o objeto e notou que o metal estava com cheiro bastante forte. "A ponta estava amassada, com um óleo preto saindo. Além disso, tinha um cheiro podre de ovo".

O bancário conta ainda que conversou com amigos que trabalham na área de engenharia para tentar descobrir o que poderia ser o metal. "Ninguém conseguiu me explicar, então eu estou tentando ver como vou resolver o prejuízo e a quem recorrer", finaliza.
Fonte: g1



Postagem Anterior Próxima Postagem