Piloto preso pela PF por traficar de helicóptero na fronteira do Brasil morava em bairro nobre

O homem era responsável por pilotar helicópteros e fazer o transporte da droga de países vizinhos para o interior do Brasil.

Helicóptero apreendido pela Polícia Federal no Paraná. Capixaba preso pilotava modelo semelhante, segundo a corporação — Foto: Polícia Federal/divulgação

O piloto de helicóptero, de 37 anos, preso por traficar na fronteira do Brasil para uma organização internacional que atuava no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro morava em Itapuã, Vila Velha, na Grande Vitória. A prisão do suspeito foi realizada na manhã desta quinta-feira (11) pela Polícia Federal durante Operação Helix, realizada simultaneamente nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

O piloto preso mora perto da praia, num dos bairros com metro quadrado mais caros do estado. O nome e a profissão do homem não foram divulgados pela polícia.

Superintendente da Polícia Federal no Espírito Santo, o delegado Eugênio Ricas explicou que o homem preso era conhecido como "piloto do tráfico".

"Aqui no estado, a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão. O suspeito preso aqui é investigado por ser o piloto do tráfico, sendo responsável por pilotar helicópteros na fronteira do Brasil e, assim, fazer o transporte da droga a partir dos países vizinhos para o interior do Brasil", disse o delegado.

Questionada, a Polícia Federal não soube responder se a aeronave apreendida pertencia ao homem preso, à organização criminosa ou à alguma empresa particular.

Operação HELIX

Em dois anos de investigações, a operação já tinha apreendido 2,7 toneladas de cocaína, além de nove helicópteros e um caminhão que eram utilizados para o transporte da droga proveniente do Paraguai, segundo a PF.

O nome da operação faz alusão ao modus operandi da organização criminosa que se utilizava de helicópteros para a introdução da droga em território nacional, segundo a própria corporação.

Na manhã desta quinta-feira, de acordo com a Polícia Federal, foram cumpridos 10 mandados de prisão e 43 de busca e apreensão.

A Polícia Federal de Londrina, no norte do Paraná, apreendeu bens avaliado em cerca de R$ 30 milhões. Entre eles, helicópteros, carros de luxo e imóveis.

PF cumpre mandados de prisão no Paraná em operação contra organização criminosa ligada ao tráfico internacional de drogas — Foto: Polícia Federal/divulgação

No Paraná, duas pessoas foram presas em Maringá. Em Nova América da Colina, no norte pioneiro, um suspeito foi preso após quebrar um celular no chão, que pegou fogo, conforme a PF.

Conforme o delegado da Polícia Federal Daniel Martarelli da Costa, os alvos atuavam no transporte e venda de drogas que eram transportadas do Paraguai ao Brasil.

"As drogas eram embarcadas nos portos de Santos, Paranaguá e em Santa Catarina com destino à Europa", disse.

Durante a ação, helicópteros, drogas, imóveis, carros de luxo avaliados em mais de R$ 30 milhões foram apreendidos, além de bloqueio de contas bancárias ligadas às pessoas e empresas envolvidas.

PF cumpre mandados de prisão em Londrina em operação contra organização criminosa ligada ao tráfico internacional de drogas — Foto: Polícia Federal/divulgação

Investigações

A polícia informou que as drogas transportadas eram feitas de uma fazenda do Paraguai com destino ao Brasil.

As investigações contaram com apoio da força policial e jurídica do Paraguai. Mandados de busca e apreensão também foram realizadas na fazenda.

Em São Paulo, quatro pessoas foram presas, e uma no Mato Grosso do Sul.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro, ainda de acordo com a PF.

Suspeito é preso em Nova América da Colina por quebrar celular — Foto: Kathulin Tanan/RPC

Fonte: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem