Por que ‘Obesidade’ está se tornando um termo evitado por médicos?

Veja porque especialistas afirmam que o termo obesidade não deve mais ser falado.

Após extensivos estudos sobre o tema, alguns cientistas solicitam que o uso do termo ‘obesidade’ seja evitado, se não eliminado. Eles argumentam que o uso desta palavra pode gerar mais estigma em relação às consequências e causas dessa condição nos pacientes.

Esses cientistas salientam que fatores como o Índice de Massa Corporal (IMC) e outras medidas podem confundir as pessoas sobre o verdadeiro significado de ‘obesidade’, que não está estritamente relacionado a estar acima do peso.

Para entender melhor este assunto, preparamos algumas informações a seguir!

Por que evitar o uso deste termo?

Após muitas pesquisas, os cientistas sustentam que a substituição do termo ‘obesidade’ poderia permitir que mais pacientes tenham acesso a tratamentos adequados para essa condição. Por exemplo, o medicamento Ozempic tem sido recentemente utilizado para a perda de peso, e não especificamente para o tratamento da obesidade.

Muitos pesquisadores sugerem que essa condição seja renomeada como ‘Desregulação Crônica do Apetite’. O objetivo é assegurar que todas as pessoas que sofrem com os sintomas recebam o tratamento apropriado.

Existem muitos genes que podem aumentar o risco de desenvolver obesidade. Algumas mutações genéticas podem levar a alterações em áreas do cérebro onde o apetite é regulado, resultando em ganho de peso.

Como deve ser a percepção sobre essa condição?

De acordo com os especialistas, é importante considerar essa condição além do Índice de Massa Corporal (IMC). Afinal, embora estejam relacionados, não são a mesma coisa. Nem todas as pessoas com sobrepeso sofrem de obesidade, ou seja, um peso mais elevado não implica necessariamente a presença de uma patologia.

Até mesmo pessoas mais magras podem sofrer desta condição. O diagnóstico de obesidade não pode ser feito apenas com base no IMC, mas também deve levar em consideração outros fatores, como os níveis de açúcar no sangue, processos fisiológicos e excesso de gordura.

Como podemos auxiliar as pessoas que sofrem com essa condição?

Todas as pessoas que estão acima do peso e desejam atingir seu peso ideal precisam de apoio, especialmente de profissionais de saúde. É fundamental ter empatia e prestar atenção a esses pacientes, sem fazer suposições precipitadas sobre a presença de uma patologia.

“A obesidade não deve ser tratada como uma doença, assim como o tabagismo”, afirma o especialista Max Pemberton. Quando a obesidade é medicalizada, isto é, rotulada como doença e não vista como uma consequência de certos comportamentos, isso pode dificultar a superação dessa condição pelo paciente.

O mais adequado é mostrar que as escolhas individuais têm consequências, que podem agravar a saúde e provocar complicações fisiológicas. Para entender mais sobre o assunto, continue nos acompanhando!

Fonte: Escola Educação

Postagem Anterior Próxima Postagem