Produtores rurais do Brasil conquistam mercado no Oriente Médio


Açaí de comunidades ribeirinhas, no Pará, faz sucesso em lanchonetes de Dubai. Reportagem do Globo Rural foi até os Emirados Árabes para conhecer uma grande feira de alimentos voltada para o mercado muçulmano.


Quem diria que o açaí produzido por comunidades ribeirinhas, no Pará, faria sucesso em lanchonetes de Dubai?

Essa foi uma das curiosidades que o Globo Rural encontrou durante uma viagem aos Emirados Árabes Unidos, a convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A equipe do programa visitou uma grande feira de alimentos em Dubai que expõe produtos do mundo todo com potencial de serem vendidos aos países árabes. Os muçulmanos, inclusive, representam um mercado com quase 2 bilhões de pessoas.

Teve muita curiosidade na feira: alho preto da Estônia, noz gigante da Ucrânia, amendoim do Afeganistão e, claro, produtos brasileiros.

O Brasil, inclusive, já tem uma participação expressiva neste mercado, principalmente na exportação de carnes de frango que, durante o evento, foram servidas no tradicional pão sírio.

Açaí em Dubai


Açaí do Pará faz sucesso em Dubai

Para chegar em Dubai, o açaí do Pará passa 45 dias em um navio. Esse alimento tão comum no Brasil foi levado para os Emirados Árabes por um empresário brasileiro, em 2008. No início, foi bem difícil para ganhar mercado, já que ninguém conhecia o açaí na região, mas hoje já faz sucesso. Na volta da viagem, o Globo Rural foi conhecer quem produz o açaí que viaja por tantos dias. 

Fonte: Globo Rural / G1



Postagem Anterior Próxima Postagem