Ritual secreto, Harry, protestos: Veja em 8 pontos a coroação de Charles III


Da carruagem com ar condicionado à presença do príncipe rebelde Harry, ritos deste sábado remontam tradição que não era encenada há sete décadas

O rei Charles caminha vestindo a Coroa de Santo Eduardo durante a cerimônia de coroação na Abadia de Westminster Richard POHLE / POOL / AFP

O rei Charles III foi coroado neste sábado, exatos 240 dias após ser herdar automaticamente o trono com a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II. A pomposa e anacrônica cerimônia, que durou cerca de duas horas, teve momentos secretos, protestos antimonarquia e o lembrete de desafios que ameaçam o sucesso da nova era carlotina. Veja abaixo os principais momentos.

Coroação do rei Charles III

O rei Charles III foi oficialmente coroado ao redor do meio-dia (8h da manhã no Brasil) pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby. O religioso teve uma breve dificuldade para pôr a peça na cabeça do monarca, rapidamente superada.

O rei Charles caminha vestindo a Coroa de Santo Eduardo durante a cerimônia de coroação na Abadia de Westminster — Foto: Richard POHLE / POOL / AFP

Para 86% dos britânicos — percentual da população com menos de 70 anos — estes são ritos inéditos. A última vez que uma cerimônia como a de hoje ocorreu em 2 de junho de 1953.

Logo em seguida, o príncipe William, primeiro na linha de sucessão ao trono, ajoelhou-se perante ao pai e jurou sua lealdade. Ele depois deu beijo no seu pai, que o agradeceu.

O príncipe William, príncipe de Gales, toca a coroa de Santo Eduardo na cabeça de seu pai, o rei Charles III — Foto: Yui Mok / POOL / AFP

Camilla entronizada

Logo após a coroação de Charles III, foi a vez da rainha consorte Camilla ser entronizada. Os dois são casados desde 2005, mas tem um relacionamento de longa data. Ela chegou a namorar o príncipe antes de seu primeiro matrimônio, e teve um caso com o hoje monarca quando ele foi casado com a megapopular princesa Diana. A exposição do affair transformou Camilla, por anos, em vilã.

Após a entronização, foi possível ver o discreto sorriso de Charles quando a rainha caminhou até ele e fez reverência. No rosto de Camilla, a felicidade era indisfarçável.

Camilla é coroada rainha durante cerimônia — Foto: Reprodução

O momento secreto do óleo

Pomposas telas bordada foram posta na frente do monarca para esconder o momento mais sagrado da cerimônia: a unção. Nela, o monarca recebeu a benção do Arcebispo de Canterbury, que derrama o óleo sagrado da ampola na Colher da Coroação para ungir o rei com o óleo em suas mãos, peito e cabeça. A ocasião não é testemunhada pelo público por ser considerada um momento entre o soberano e Deus.


Tela bordada usada pra esconder rito secreto da unção — Foto: Victoria Jones/AFP


O incômodo Harry

Às margens da coroação, o rebelde príncipe Harry esteve solitário em meio à pompa na Abadia de Westminster. Em pé de guerra com a família real desde que abandonou suas obrigações oficiais, acusou os parentes de racismo e se mudou para Califórnia, o caçula do rei Charles III e da princesa Diana viajou sozinho para uma brevíssima aparição na entronização do pai, onde sua expressão fechada chamou atenção.

Harry entrou acompanhado dos primos e foi relegado à terceira fila da Abadia. Seu irmão, William, herdeiro do trono, estava na primeira.

Príncipe Harry entra sozinho na Abadia de Westminster para coroação do pai — Foto: Andrew Matthews/AFP


Lula e Macron

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que viajou para o Reino Unido para acompanhar a cerimônia, sentou-se ao lado do presidente francês, Emmanuel Macron. O petista foi filmando cumprimentado o francês, com quem tem boa relação.

Chegou a se cogitar que os dois pudessem ter uma reunião bilateral durante a passagem do petista por Londres, que até agora não se confirmou.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimenta o presidente francês, Emmanuel Macron — Foto: Reprodução

Macron tinha uma relação notoriamente ruim com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que gerou uma crise diplomática ao fazer comentários vistos como machistas à primeira-dama francesa, Brigitte Macron. Quando Lula foi eleito, Macron postou um vídeo seu fazendo comentários efusivos sobre a vitória do petista.

Festa luxuosa

Se Charles prometeu que sua cerimônia seria "simples", não faltou pompa nesta quarta-feira na Abadia de Westminster. A carruagem de Estado do Jubileu de Diamante, que transportou Charles e Camilla, pesa 3 toneladas, tem suspensão hidráulica e ar-condicionado. Foi construída em 2012, apesar de parecer vintage.

O rei Charles e a rainha Camilla durante a 'Procissão do Rei' — Foto: Daniel LEAL / AFP

Nas ruas da capital, multidões se acumularam para ver de perto os procedimentos. Union Jacks — a tradicional bandeira britânica — decoraram lojas, roupas e foram balançadas por súditos, apesar da chuva. A voz de Chales e Camilla, inclusive, ecoa temporariamente no metrô de Londres: o casal fez uma gravação comemorativa lembrando a população que é necessário "mind the gap", ou prestar atenção na lacuna entre o trem e a plataforma.

Protestos republicanos

O apoio à cerimônia, contudo, não foi unânime. Ao menos seis ativistas republicanos, incluindo o líder do movimento, Graham Smith, que protestavam contra a monarquia britânica foram detidos nos arredores da Trafalgar Square, no caminho que leva à Abadia de Westminster. Ao menos 2 mil pessoas participam dos protestos, informou o The Guardian.


Momento fofura

A dose de fofura ficou por conta das crianças, com os três filhos dos príncipe William e da princesa Catherine roubando a cena. Charlotte, de com recém-completados 8 anos, e Louis, de 5 anos, entraram de mãos dadas na Abadia de Wesminster acompanhado de seus pais. A menina, com um roupa da grife Alexander McQueen, acompanhou atentamente a cerimônia, lendo o guia da cerimônia.

Princesa Charlotte — Foto: Getty Images

George, de 9 anos, teve protagonismo ao ser pajem do avô. A tendência é que o menino, terceiro na linha de sucessão atrás apenas de seu pai, um dia siga o mesmo caminho do avô e torne-se rei.

Príncipe George, segundo na linha de sucessão ao trono, foi pajem do avô — Foto: Gareth Cattermole/AFP

Fonte: O Globo



Postagem Anterior Próxima Postagem