Saiba qual é o câncer com maior chance de prevenção no mundo


Câncer colorretal ou de intestino atinge cerca de 40 mil pessoas por ano no Brasil

Desenvolvimento do câncer de intestino tem forte impacto da alimentaçãolechatnoir/Getty Images

O câncer colorretal ou de intestino atinge cerca de 40 mil pessoas por ano no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) é o terceiro tipo de câncer mais comum no país e atinge homens e mulheres igualmente.

O câncer colorretal abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso (cólon), no reto (final do intestino) e no ânus. É passível de tratamento e, quando detectado precocemente, costuma ser curável.

O câncer com maior chance de prevenção no mundo é o chamado câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino. Quando descoberto precocemente, há uma taxa de aproximadamente 90% de chances de cura. Sintomas como diarreia, prisão de ventre, sangue nas fezes, emagrecimento sem qualquer motivo servem de alerta para o diagnóstico de câncer colorretal.Roberto Kalil, cardiologista e apresentador do CNN Sinais Vitais

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são: idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso corporal e alimentação não saudável.

“Alguns dos fatores de risco são: consumo excessivo de carnes vermelhas, processados, tabagismo e o álcool. A colonoscopia, exame que detecta pólipos e tumores, deve ser feita em todas as pessoas acima dos 45 anos de idade, com exceção a casos familiares conhecidos, o exame pode ser feito precocemente conforme orientação médica”, afirma Kalil.


Prevenção

O desenvolvimento do câncer de intestino tem forte impacto da alimentação. Dietas pobres em fibras e o excesso no consumo de alimentos ultraprocessados contribuem para o surgimento da doença.

Segundo o Inca, os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são: idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso corporal e alimentação não saudável.

Ou seja: baixo consumo de alimentos in natura e minimamente processados, como as frutas, verduras e legumes; alto consumo de alimentos ultraprocessados, de carnes processadas (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, blanquet de peru, peito de peru e salame) e a ingestão excessiva de carne vermelha (acima de 500 gramas de carne cozida por semana) também aumentam o risco para esse tipo de câncer.

Além do alto índice calórico que promove o ganho de peso, as carnes processadas são submetidas a algumas técnicas para realçar seu sabor ou melhorar a preservação, que também podem favorecer o surgimento do câncer.

As substâncias presentes na fumaça do processo de defumação e os conservantes (como os nitritos e nitratos) também adicionados durante o processamento, juntamente com o sal, podem provocar o surgimento de câncer de intestino.

As principais orientações para prevenir o câncer colorretal incluem mudanças no estilo de vida. É recomendada prática regular de atividade física, sendo que a orientação para adultos e idosos de realizar pelo menos 150 minutos de exercícios na semana, preferencialmente distribuídos em diferentes dias e momentos, podendo envolver atividades aeróbicas (caminhada, corrida, natação, ciclismo etc.), de fortalecimento de músculos e ossos e de alongamentos.

Manter o peso adequado, fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação, reduzir a quantidade de óleos, gorduras, sal e açúcar e limitar o consumo de alimentos processados também contribuem para evitar o desenvolvimento da doença.

Fonte: CNN Brasil



Postagem Anterior Próxima Postagem