Tem remédio vencido em casa? Saiba onde descartar no ES

Ação é promovida pelo Conselho Regional de Farmácia do Espírito Santo, e acontece nesta quinta (4) e sexta-feira (5); veja onde são os pontos de coleta

Foto: Reprodução/Pexels

Difícil encontrar quem não tenha algumas caixas de medicamentos que já passaram da data de validade guardadas nos armários de casa. Mais complicado ainda é encontrar quem saiba exatamente o que deve ser feito para realizar o descarte de maneira correta.

Isso por que, xaropes, comprimidos e qualquer outro tipo de medicamento não podem ser simplesmente jogados fora em sacos de lixo ou o líquido derramado na pia, por exemplo.

Feito de maneira errada, esse descarte pode contaminar o solo, o mar, os rios e até mesmo o lençol freático gerando grandes riscos à saúde de toda a população.

Mas então você deve estar se perguntando o que fazer. O correto é levar os remédios em desuso para pontos específicos de coleta, de maneira geral, encontrados nas farmácias e em postos públicos.

Para conscientizar a população da importância do uso racional e o do descarte adequado de medicamentos, evitando assim a poluição e a intoxicação de pessoas (especialmente os catadores) e animais o Conselho Regional de Farmácia promove nesta quinta-feira (4) e sexta-feira (5), das 9h às 17h, a 4ª edição do Drive Thru de Descarte de Medicamentos.

A ação acontece exatamente na data em que é comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Segundo o Conselho, também é uma maneira de sensibilizar as autoridades quanto à necessidade de regulamentação do descarte e destinação de medicamentos.

Veja onde levar os medicamentos para descarte

1. Drive Thru / CRF: Av. Anísio Fernandes Coelho, 104, Jardim da Penha - Vitória

2. Unisales (Vitória): Av. Vitória, 950, Forte São João - Vitória/ES

3. Multivix (Vila Velha): Rodovia do Sol, 3990, Jockey de Itaparica - Vila velha

4. Anhanguera (Guarapari): Av. Governador, Rod. Jones dos Santos Neves, 1000 - Lagoa Funda, Guarapari

5. UVV (Vila Velha): Avenida Comissário José Dantas de Melo, 21 - Boa Vista II, Vila Velha

6. FAVI (Vitória): Av. Nossa Senhora da Penha, 1.800 - Barro Vermelho - Vitória/ES

7. UFES (Vitória): Praça do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam). Endereço: Av. Mal. Campos, 1355 - Santos Dumont, Vitória/ES

8. São Camilo (Cachoeiro): Rua São Camilo de Léllis, 01 - Bairro: Paraíso, Cachoeiro de Itapemirim -ES

9. CRF-ES (São Mateus): Avenida Jones dos Santos Neves, 413, Sernamby – São Mateus/ES.

Fonte: Folha Vitória

Postagem Anterior Próxima Postagem