Varíola dos Macacos: OMS declara fim da emergência de saúde global da Mpox

A Mpox foi declarada emergência global em julho de 2022 após o surgimento de dezenas casos da doença


A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou como encerrada, nesta quinta-feira (11), a Emergência Sanitária de Importância Internacional (ESPII) da Mpox (antes chamada de varíola dos macacos).

O nível mais alto de alerta apontado pela agência estava em vigor desde 23 de julho de 2022, quando a doença atingiu dezenas de países.

Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, desde o primeiro caso descoberto, em maio de 2022, mais de 87 mil pessoas tiveram Mpox em 111 países. Deste total, 140 morreram.

"Agora, vemos um progresso constante no controle do surto com base nas lições do HIV e trabalhando de perto com as comunidades mais afetadas. Quase 90% menos casos foram relatados nos últimos três meses em comparação com os três meses anteriores", disse.

O Brasil foi o segundo país do mundo mais afetado pela doença, com 10.920 infecções e 16 mortes. Os Estados Unidos lideram a lista.

De acordo com o chefe da organização, assim como ocorreu com a Covid-19, na semana passada, que deixou de ser uma emergência, o vírus causador da Mpox continua circulando.
"O vírus continua afetando comunidades em todas as regiões, inclusive na África, onde a transmissão ainda não é bem compreendida. Casos relacionados a viagens em todas as regiões destacam a ameaça contínua", declarou.

Emergências com nível máximo

A emergência global da Mpox foi a sexta vez em dez anos que a OMS usou o nível máximo de alerta. As demais foram:
  • Ebola na África Ocidental (2014)
  • Poliomielite (2014)
  • Zika (2016)
  • Ebola na República Democrática do Congo (2019)
  • Covid-19 (2020)
Fonte: R7
 
Postagem Anterior Próxima Postagem