VÍDEO: Polícia filma 10 bandidos saindo de buraco em parede; local tinha controle remoto

Policiais civis encontraram criminosos escondidos em buraco na parede, em Vigário Geral, Zona Norte do Rio Reprodução

Policiais da Delegacia de Repreensão a Entorpecentes realizam uma operação na manhã desta sexta-feira em Parada de Lucas , Zona Norte do Rio. Criminosos estavam em um esconderijo, que era acessado através de um buraco na parede, na sede de um projeto social, para tentar escapar dos agentes, mas acabaram descobertos. O refúgio conta com uma porta de concreto que pode ser aberta e fechada por meio de controle remoto. Em vídeos, é possível ver o momento em que os agentes encontram 10 homens escondidos. Moradores de comunidades do Complexo de Israel — que abrange Parada de Lucas e Vigário Geral — relatam um intenso tiroteio na região durante esta manhã.

O local onde parte do bando do traficante Peixão foi preso, em Parada de Lucas, contava com uma passagem por um buraco, que dava acesso a um segundo cômodo. O esconderijo tinha ainda uma saída pelo teto, que podia ser acessada por escadas fixadas na parede. Ao todo, até o início desta tarde, a operação tem, ao todo, 17 presos e houve apreensão de 15 fuzis, uma metralhadora .50, capaz de derrubar uma aeronave, uma metralhadora .30, além de farta quantidade de munição, muitas granadas e drogas. A polícia estima que o valor do armamento apreendido ultrapasse R$ 1 milhão.

Segundo informações da polícia, o esconderijo onde os homens e o armamento foram encontrados fica dentro da sede do "Projeto Multiplicação Social", que fica em um galpão na favela. A ONG foi fundada em julho de 2021 pelo traficante José Cláudio Fontoura Piuma, conhecido como Gaúcho. A reportagem tenta contato com o projeto.

Segundo o delegado, o bunker ficava nos fundos de uma ONG, numa construção. Ele afirma haver materialidade de que Gaúcho, que já era investigado, pertence ao tráfico de drogas.

— Bunker era um local cujo acesso era engenhoso. Havia dispositivo para abrir a pista. Dentro havia dois cômodos relativamente confortáveis com saída pelo teto, por uma escada. Tinha fechadura automatizada. Só um dos cômodos tinha piso. Outro, ainda em construção, teria cozinha e banheiro. Havia ventilador. Houve obra de grande vulto, impossível de ser feita sem anuência da ONG. Agora temos materialidade de que o responsável pela ONG ainda pertence ao tráfico de drogas — disse Marcus Amim.

Segundo informações da Polícia Civil, a operação tem o objetivo de evitar que traficantes da quadrilha de Alvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, chefe do tráfico do Complexo de Israel, invada comunidades rivais. De acordo com o Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), dados captados pela DRE apontaram que, durante a madrugada, bandidos do Complexo do Camará (Vila Aliança, Sapo, Coréia e Rebu) estariam se movimentado para ir ao encontro dos seus aliados em Parada de Lucas.

A polícia ainda não informou quais comunidades seriam alvos dos invasores. O bando do traficante Peixão controla o comércio de drogas no Complexo de Israel, na Cidade Alta (incluindo ainda as favelas Cinco Bocas e Pica-Pau) e em Vigário Geral, na Zona Norte do Rio, e ainda em pontos de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Participaram da operação agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e de outras unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC), Departamento-Geral de Polícia da Baixada (DGPB), Departamento-Geral de Polícia do Interior (DGPI) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).


Trens da Supervia afetados

Segundo a Supervia, o tiroteio nas proximidades da estação Vigário Geral e Parada de Lucas afetou a circulação dos trens do ramal Saracuruna. O trecho da Central até Gramacho, no momento, opera com intervalo irregular. Já entre Gramacho e Saracuruna, a circulação encontra-se interrompida.

Nas redes sociais, moradores filmaram helicópteros sobrevoando a área e carros da Polícia Militar e Polícia Civil passando. Em Parada de Lucas, uma moradora contou que passageiros de um ônibus estavam deitados no chão do veículo tentando se proteger das balas. Na Avenida Brasil, na altura de Parada de Lucas sentido Campo Grande, motoristas desceram dos carros e se jogaram no chão para se protegerem.

Fonte: O Globo



Postagem Anterior Próxima Postagem