Vigilância Sanitária apreende mais de 40 quilos de queijo irregular em supermercados

Vigilância Sanitária apreende mais de 40 quilos de queijo irregular em dois supermercados no Norte do ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A Vigilância Sanitária de Linhares, no Norte do Espírito Santo, apreendeu cerca de 40 quilos de queijo em dois supermercados do município. Entre as irregularidades identificadas pelo órgão, estavam a ausência do carimbo do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), selo que assegura a qualidade do alimento que chega a mesa do consumidor.

De acordo com o órgão, os produtos apreendidos foram queijos do tipo minas, minas frescal, requeijão, queijo cozido, provolone e muçarela de búfalo. A ação de fiscalização contou ainda com o apoio da Secretaria de Agricultura de Linhares e também com a Secretaria da Saúde.

De acordo com a prefeitura, os dois supermercados são varejistas e receberam auto de apreensão da mercadoria. Os produtos foram recolhidos, inutilizados e encaminhados para descarte.

A Vigilância Sanitária informou ainda que os proprietários dos estabelecimentos foram orientados quanto à procedência dos produtos que adquirem para os seus consumidores.

Serviço de Inspeção Municipal

De acordo com a prefeitura de Linhares, o Serviço de Inspeção Municipal determina a obrigatoriedade de prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis, sejam ou não adicionados de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados, e em trânsito no município de Linhares.

A prefeitura estabeleceu ainda que estão sujeitos a inspeção e fiscalização os seguintes produtos de origem animal:
  • Produtos cárneos, seus produtos e subprodutos;
  • Peixes, moluscos, anfíbios e crustáceos;
  • Ovos e seus derivados;
  • Produtos apícolas (mel);
  • Leite e seus derivados.

Orientação

De acordo com a Prefeitura de Linhares, no site do município há uma lista com a relação das agroindústrias, produtores de derivados do queijo, produtos cárneos, mel e pescados registrados oficialmente no município.

Caso a população veja algum estabelecimento vendendo algum produto que não tem o selo S.I.M. pode denunciar pelo telefone: (27) 3372 4098

Outras apreensões

Esta não é a primeira apreensão da Vigilância Sanitária de Linhares. No dia 27 de abril, o açougue de um supermercado do município foi interditado pelo órgão, após o órgão apreender mais de 900 kg de carne armazenados de forma inadequada. Entre as irregularidades identificadas, parte dos alimentos estavam dentro de uma caixa d'água e outros tonéis, expostos à contaminação. No dia da fiscalização, o estabelecimento foi interditado e o dono, multado.

Nas imagens gravadas pela fiscalização é possível ver os alimentos não tem qualquer tipo de proteção específica. Além da caixa d'água e tonéis, também há carne em caixas com e sem tampa.

Segundo a Vigilância Sanitária do município, a apreensão ocorreu após o recebimento de denúncias anônimas. Ao chegarem ao estabelecimento, os fiscais encontraram, no açougue, as carnes expostas à contaminação, sendo comercializadas em um local inadequado e fora das normas sanitárias —fora de câmaras frias, aumentando o risco de contaminação de doenças.

O órgão, que interditou o setor de açougue do local, ressaltou que o objetivo da apreensão não foi de prejudicar o dono do estabelecimento, mas orientá-lo a trabalhar de forma correta, seguindo o Código Sanitário Municipal e às regras do Ministério da Saúde.

O dono do supermercado foi multado e o valor não foi informado pelo órgão.

Ainda de acordo com a Vigilância Sanitária, o proprietário reabriu o açougue no dia 2 de maio, após se adequar às normas exigidas pelo órgão municipal e pelo Ministério da Saúde.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem