Cineasta finalista do Oscar do Cinema Brasileiro visita projeto social do ES frequentado por ele na infância

Lucas de Jesus Ferreira tem 30 anos e voltou à sua cidade natal, São Mateus, no Norte do Espírito Santo, onde visitou projeto social frequentado por ele na infância e adolescência. Alunos assistiram ao curta-metragem "Quantos Mais?", de autoria dele e finalista do prêmio.


O cineasta capixaba Lucas de Jesus Ferreira, de 30 anos, um dos finalistas na categoria melhor curta-metragem de ficção do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, considerado o Oscar do Cinema Nacional, voltou à sua cidade natal, São Mateus, Norte do Espírito Santo, para contar sua história e apresentar o filme "Quantos Mais?", de sua autoria, a alunos do projeto social frequentado por ele na infância e adolescência.

O filme já foi exibido em 129 festivais de 22 países e foi gravado em 2020, em Salvador, na Bahia.

Lançada em 2021, a obra retrata um Brasil marcado por desigualdades sociais e o racismo, e foi inspirada por um caso real registrado no Rio de Janeiro.

"Existiu um acontecimento no Rio de Janeiro onde a polícia assassinou um estudante uniformizado indo para a escola chamado João Pedro. Esse acontecimento foi o norte para escrever esse filme", contou o cineasta capixaba.

Curta-metragem 'Quantos Mais?' é finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro — Foto: Reprodução/TV Gazeta

De volta ao projeto, onde estudou dos 10 aos 15 anos, Lucas conversou com os alunos e destacou como é possível alcançar os objetivos e sonhos com dedicação.

"Comecei a plantar essa sementinha e fazer arte nesse projeto. Voltar para ter esse diálogo com eles é importante e muito gratificante no sentido que, com a idade que eles têm hoje, entre 14 e 15 anos, podem pensar, sonhar e buscar de correr atrás de realizar esses sonhos", disse.

Alunas comentam sobre filme

Alunos assistem curta-metragem 'Quantos mais?' — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A estudante Beatriz Santana, que assistiu ao vídeo, comentou sobre o curta-metragem produzido pelo cineasta e ex-aluno do projeto social.

"Ele retrata a realidade que muitas vezes é escondida. Não acho justo uma pessoa morrer só pela cor da pele dela", contou a estudante.

Alunas de projeto social assistem curta-metragem 'Quantos Mais?' no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Outra estudante que gostou do curta-metragem é Adrya Vitória.

"Mostra a realidade de como os jovens negros estão sendo tratados e influencia outras pessoas a respeitar o próximo", disse Adrya.

"Gratificante ter ele aqui na nossa casa", diz ex-professora de cineasta

A coordenadora pedagógica do projeto, Giseli Zeniquelli, comentou sobre a evolução do ex-aluno e agora cineasta.

Cineasta Lucas de Jesus Ferreira visitou projeto social frequentado por ele quando adolescente — Foto: Reprodução/TV Gazeta

"É gratificante ter ele aqui na nossa casa contando e compartilhando a história de vida dele. Lucas era muito tímido e veio a se desenvolver ao longo do tempo, estudando. Hoje, ele é um grande profissional na área em que ele está atuando", comentou a ex-professora.

Ao final da visita ao projeto Lucas disse que seguirá combatendo a violência e o preconceito com sua arte.

"A gente sabe que, infelizmente, essas coisas não acabam do dia pra noite, mas é o nosso sonho, permanecer vivo, continuar lutando, falando e mostrando na tela, fazer reverberar essa nossa luta de que é necessário dialogar e acabar com toda essa violência que nos acomete", disse o cineasta.

Fonte: G1

Postagem Anterior Próxima Postagem