Gripe aviária: Sesa descarta novo foco da doença na Serra


No fim de semana, uma galinha com sintomas gripais foi recolhida, mas o exame apresentou negativo para a presença do vírus

Foto: Pixabay

A Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) descartou um possível caso de gripe aviária no município. No fim de semana uma galinha foi recolhida em uma propriedade com sintomas gripais, mas após exames, não foi detectada a presença do vírus.

Casos de gripe aviária tem preocupado a população do município. Vale lembrar que na última terça-feira (27), a Serra registrou o primeiro caso da doença detectado em aves domésticas em criação de subsistência. Trata-se da primeira infecção do tipo, desde a entrada do vírus no Brasil, no dia 15 de maio.

O caso descartado, de acordo com a Prefeitura da Serra, foi descoberto após uma galinha apresentar sintomas gripais. O animal foi recolhido em uma propriedade do município pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) para realização de exame. O resultado apresentou negativo para a gripe aviária.

Quais sintomas da gripe aviária em animais?

A secretaria orienta a população sobre as medidas a serem adotas caso encontrem uma ave apresentando sintomas da gripe aviária.

Entre os sinais que devem ser observados nos animas, sejam eles silvestres ou domésticos, estão problemas respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita. Vale lembrar que a recomendação é que pessoas não toquem nestes animais e acionem rapidamente os seguintes órgãos:



Fonte: Folha Vitória 


Postagem Anterior Próxima Postagem